A comunidade de Monte Alverne, distante cerca de 30 quilômetros da região central de Santa Cruz do Sul, comemorou nessa quinta-feira, 4, a inauguração do plantão SUS. O serviço passa a ser oferecido junto ao hospital do distrito. A novidade foi apresentada em um ato que reuniu representantes dos moradores e lideranças locais. A expectativa pelo início do plantão era grande, pois até então quem precisava de atendimento mais complexo precisava se deslocar à área central do município em um percurso que costuma durar cerca de 30 minutos.
Com um investimento de R$ 350 mil nas adequações – além de um aporte mensal de R$ 206 mil –, a oferta do plantão SUS foi bem recebida pelo público. A prefeita Helena Hermany afirmou que a data ficará marcada na memória da comunidade. Ela também exaltou o trabalho dos profissionais que atuam na casa de saúde. “São anjos que cuidam das pessoas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Decreto mantém estabilidade da tarifa do transporte coletivo pelo quarto ano consecutivo
Publicidade
A adaptação do espaço começou há cerca de um ano. Além das intervenções na estrutura física, foram contratados mais colaboradores para a equipe de plantão e uma empresa para realizar exames de imagem e laboratório. Também foram adquiridos materiais e equipamentos. Entre eles um aparelho de raio X, previsto para chegar nos próximos dias.
São cerca de dez ambientes – incluindo recepção, consultório, sala de triagem, de medicamentos, entre outras – em uma área de 140 metros quadrados. Conforme o presidente do Hospital Beneficente Monte Alverne (HMA), Lauri Storch, as instalações foram preparadas para até 40 consultas por período. Destacou ainda que é uma demanda antiga da comunidade. “Agora podemos oferecer atendimento noturno, aos finais de semana e nos feriados”, enfatizou.
O deputado federal Heitor Schuch (PSB) esteve no distrito para acompanhar o ato. Na sua opinião, o plantão trará impactos econômicos positivos para o poder público e sobretudo aos moradores, que não vão precisar fazer grandes deslocamentos em busca de socorro médico. “Quanto mais nós pudermos investir em prevenção, teremos menos internações, menos despesa e mais saúde.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Avaliação do INEP/MEC aponta que cursos da Unisc estão entre os melhores do Estado
Cerca de cem pessoas se reuniram em frente ao HMA para acompanhar a abertura do Pronto Atendimento. Após o descerramento da fita, entraram no espaço para conferir a estrutura. Para o produtor de tabaco Enio Walter, 67 anos, e a esposa Marli Teresinha, 60, a presença no evento foi uma forma de prestigiar e celebrar uma antiga luta da comunidade. Moradores da Linha Eugênia, a cerca de seis quilômetros da sede, eles têm a casa de saúde como principal referência. “Antes, precisávamos rodar mais de 20 quilômetros à noite para conseguir atendimento médico. Agora, ficou mais próximo e vai ser mais econômico”, disse Marli.
A comerciante Marciane Inês Bender, 39 anos, precisou acompanhar familiares ao plantão noturno em Santa Cruz diversas vezes. “Acabei me acostumando a fazer o trajeto”, afirmou. Por isso, foi um alívio ver o Pronto Atendimento disponível no distrito. “Ficou mais perto de casa.”
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.