Santa Cruz do Sul chegou aos 145 anos e não parou no tempo. As ações de segurança pública implementadas por meio do uso da tecnologia já mostram resultados nítidos no dia a dia dos cidadãos. Na tarde desta terça-feira, 26, mais uma iniciativa foi oficialmente apresentada à comunidade local: o Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC).
Evento realizado no Auditório Central da Unisc, dentro da programação dos 145 anos do município, exibiu ao público todo o potencial da ferramenta tecnológica que já está sendo usada ativamente na segurança pública da cidade.
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal recebe treinamento para uso de softwares de segurança
Publicidade
O CEICC – que integra a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) – é onde está instalado o sistema de monitoramento que usa câmeras e dispositivos de captura de vídeo para inspecionar e gravar atividades em áreas públicas do município. No local, também são operados os equipamentos, através da utilização de seis diferentes softwares.
Durante o evento, o titular da pasta, Valmir José dos Reis, descreveu a estrutura do Centro, que dispõe de imagens de 257 câmeras, espalhadas por 103 pontos do município: são 77 câmeras PTZ (capacidade de visão panorâmica e vertical e também de zoom), 151 câmeras fixas, 26 câmeras de cercamento eletrônico e três torres de emergência. Nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, foram instaladas 47 das câmeras PTZ e mais 47 câmeras fixas de videomonitoramento com reconhecimento facial.
Dentre as 257 câmeras, destacam-se 10 pontos de videomonitoramento em postos de saúde – cinco câmeras externas fixas e outras cinco internas com reconhecimento facial, e outras duas câmeras fixas instaladas no Canil Municipal. Recebem relevância também os trabalhos em cooperação. O Sistema de Vigilância Colaborativa, parceria entre uma empresa de segurança privada e a Guarda Municipal, garantiu 88 câmeras fixas com acesso em tempo real e a gravações, em diferentes pontos da cidade, com 40 câmeras públicas e 48 privadas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Segurança nas escolas: Santa Cruz aposta em reconhecimento facial para evitar violência
Outro ponto que merece bastante destaque dentre os recursos do CEICC é o Botão do Pânico. O dispositivo foi instalado na Rede Municipal de Ensino e escolas de Educação Infantil conveniadas com o Município. A implementação incluiu o treinamento de servidores das escolas para o uso do dispositivo. Durante testes do equipamento, o tempo de resposta de guarnições da Guarda Municipal ao acionamento do dispositivo foi de quatro minutos.
Reis enfatizou a visão de vanguarda da Administração Municipal no que diz respeito à segurança pública. “Estamos investindo com muita força e de forma histórica na inovação tecnológica da Sesmob e no fortalecimento da Guarda Municipal”, avaliou. Conforme o secretário, a instituição do CEICC vem garantindo mais segurança e tranquilidade aos cidadãos santa-cruzenses, com a disponibilização de instrumentos que permitem aos servidores atuarem com mais eficiência e resolutividade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Quase 70% das escolas municipais de Santa Cruz já contam com câmeras de videomonitoramento
Para a prefeita Helena Hermany, a reestruturação e modernização do Sistema Municipal de Segurança Pública vem permitindo ao Executivo ampliar sua atuação no cuidado com todos os cidadãos. “Me sinto orgulhosa de ser prefeita de uma cidade que tem essa tecnologia e apresenta esse sistema de segurança que, se não é único, é um dos poucos no estado”, declarou a prefeita em seu pronunciamento no evento, complementando que “a prevenção é mais eficiente, mais barata, mais eficaz e traz os melhores resultados”.
No município, além das ações em videomonitoramento, já surte efeitos positivos na segurança pública a iniciativa de integração entre a Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito, com aumento substancial no efetivo dos agentes municipais de segurança, e a criação da Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, que permitiu a formação qualificada de profissionais com significativa redução de custos ao município.
Publicidade
Ao agradecer às entidades parceiras da Prefeitura no trabalho de segurança pública, a prefeita garantiu que o único objetivo é “viabilizar a segurança de todos os munícipes”. Para Helena, a sensação de segurança, que é transmitida a quem vive e visita a cidade, é importante para garantir um futuro melhor às crianças e também para o crescimento econômico: “a segurança atrai pessoas para cá, faz com que muitas empresas escolham Santa Cruz para empreender, e isso tudo torna nossa cidade cada vez mais desenvolvida e próspera”.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.