O Hospital Beneficente Sinimbu (HBS) inaugurou nessa quinta-feira, 30, a Unidade de Cuidados Prolongados (UCP). A cerimônia contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, entre outras autoridades. Trata-se de uma ala totalmente reformada e destinada à internação de pacientes que necessitam de reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico. Essa é a primeira UCP da Macrorregião de Saúde dos Vales.
LEIA TAMBÉM: Ana Nery vai receber R$ 14,9 milhões para aplicar no Hospital Regional do Vale do Rio Pardo
“Nós temos que aplaudir, porque a rede de saúde regional tem sido muito ativa na construção de soluções”, afirma Arita. Ela explica que o trabalho foi conjunto nas três esferas do Executivo. Primeiro com o Município e a direção do HBS, que demonstraram interesse e buscaram recursos para o custeio do projeto; depois, pelo governo do Estado, que incluiu a UCP no Plano de Ação Regional (PAR); e, por fim, o governo federal, que habilitou os 15 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicidade
Os pacientes que necessitam de cuidados especializados para reabilitação após a alta hospitalar são o público-alvo do novo espaço. “Pode ser alguém que teve um acidente vascular cerebral (AVC), neuropatia ou outro problema que exige continuidade assistencial em um espaço com equipe multiprofissional. É isso que foi instalado aqui”, completou a secretária. No local há equipamentos e salas específicos para esse fim. “Temos certeza de que estamos gerando novamente a esperança naquelas pessoas que tiveram sequelas por algum motivo.”
LEIA TAMBÉM: Hospital aguarda maior aporte financeiro do Estado para abertura da UTI Pediátrica
A habilitação encerra um esforço de cinco anos da direção da instituição, que investiu R$ 720 mil para reformar a antiga estrutura. Os recursos são próprios e oriundos do apoio da comunidade e também de emendas parlamentares dos deputados da região. Conforme a administradora do HBS, Rosane Kanitz, os esforços começaram em 2018 e entre as inúmeras dificuldades enfrentadas ao longo desses cinco anos esteve a pandemia da Covid-19. “Mesmo com isso, seguimos fazendo as adaptações. Uma coisa é tocar um projeto do zero, outra é adaptar uma construção que já existia”, observa.
Publicidade
Em um primeiro momento, enfatiza Rosane Kanitz, a população atendida será a dos 13 municípios da 130 Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), mas, como as internações são gerenciadas por um sistema do governo do Estado, é possível que pessoas de outras regiões também sejam beneficiadas. Além de inaugurar a UCP, Arita recebeu e repassou demandas ao hospital. Uma delas, adianta a administradora, é a possibilidade de tornar o HBS também referência em cirurgias eletivas ambulatoriais no âmbito da 130 CRS. As tratativas, no entanto, ainda estão no início.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.