A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda, inaugurada em 3 de agosto de 2016, completou seis anos de funcionamento nesta quarta-feira, 3. Mantida pelo Hospital Ana Nery, através de um convênio com a Prefeitura de Santa Cruz, quando aberta a previsão era de 4,5 mil atendimentos mensais. Entretanto, em muitas oportunidades, essa estimativa foi superada, chegando a marca de 6 mil pessoas atendidas.
Nos últimos meses o número girou em torno dos 4,5 mil previstos na abertura. Ao todo, foram 4,6 mil atendimentos em maio, 4,2 mil em junho e 4,3 mil em julho. Desde a inauguração, as segundas-feiras são os dias de maior demanda. Em entrevista à Rádio Gazeta, Gilberto Gobbi, diretor executivo do Hospital Ana Nery, afirmou que isso demonstra que a capacidade instalada é muito maior do que a previsão original.
LEIA TAMBÉM: UPA do Esmeralda vai receber melhorias
Publicidade
Para fazer a triagem dos pacientes e garantir atendimento de qualidade, há classificação de risco dividida por cores, de acordo com os sintomas de cada paciente. A maioria dos casos não se configura como urgente, ou seja, praticamente 80% dos atendimentos não são graves. Apesar disso, a UPA possui estrutura e capacidade técnica capaz de atender urgências. A unidade atende 24 horas por dia, nos sete dias da semana, e conta com 70 funcionários.
Gilberto Gobbi explica, também, que os casos encaminhados à UPA deveriam ser os de maior gravidade, como um corte com sangramento intenso, dor forte ou dor no peito, por exemplo. “Muitas vezes as pessoas procuram a UPA para atendimentos mais simples, quando poderiam buscar um posto de saúde. Contamos com a conscientização da população para que procurem o atendimento da UPA em casos urgentes para que não tenhamos uma situação fora do contingente”.
LEIA TAMBÉM: Confira onde se vacinar contra a Covid-19 nesta quinta-feira em Santa Cruz
Publicidade
Desde 3 agosto de 2016 até 31 de julho de 2022 se somam 243.250 atendimentos. Alguns fatos pitorescos marcaram a trajetória da instituição de saúde como um parto realizado no local. “Uma situação inusitada para um serviço de pronto-atendimento, mas indica que a UPA também está preparada para esse tipo de atendimento. O índice de satisfação dos usuários gira em torno de 90%, o que atesta tudo aquilo que procuramos fazer para a nossa população”, pontua.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade