Após quase dois anos de espera, uma das obras mais aguardadas em Santa Cruz do Sul está prestes a ser inaugurada. Segundo o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Vanir Ramos de Azevedo, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ainda no mês de abril deverá ocorrer a entrega do Viaduto do Arroio Grande à comunidade. A data deverá ser confirmada pelo prefeito Sérgio Moraes (PL) nos próximos dias.
De acordo com Azevedo, a obra já está com “muito mais de 95% pronta”. Agora, faltam questões como pintura, algumas juntas de dilatação na parte de cima e a reengenharia do trânsito no entorno do viaduto, localizado no entroncamento das avenidas Euclydes Nicolau Kliemann e Castelo Branco.
LEIA MAIS: Passagem sobre o Viaduto do Arroio Grande deve ser liberada em abril
Publicidade
Desde janeiro, quando a nova gestão assumiu o Executivo municipal, Azevedo destaca que foram feitas reuniões com o consórcio Porto Beton/Giovanella, responsável pelas obras. “A gente fez uma cobrança muito forte, inclusive tivemos que aplicar algumas sanções previstas em contrato. Mas, a partir daí, a obra andou num bom ritmo”, explicou.
Mudanças no trânsito
Para garantir melhor fluidez na região próxima ao viaduto serão necessárias alterações no trânsito. Segundo Azevedo, para algumas mudanças serão necessárias desapropriações pontuais, como na Rua Goiás e no cruzamento da Avenida Paul Harris com a Rua Manoel Antônio de Barros. As ações já estão sendo conversadas com os moradores e bem encaminhadas, de acordo com o secretário.
LEIA MAIS: Sinaleira deve ser retirada após finalização da obra do Viaduto do Arroio Grande
Publicidade
No cruzamento das avenidas Paul Harris e Euclydes Kliemann, a cerca de 400 metros do viaduto, será retirado o semáforo. Para garantir a fluidez no trânsito, a primeira quadra Paul Harris terá sentido único, em direção ao Centro, enquanto a Euclydes Kliemann também terá mão única em direção ao Arroio Grande. Já a Rua Goiás poderá ser utilizada para quem deseja ir ao Centro pela rua de cima ou fazer o retorno.
A ideia é desenvolver um estudo prevendo a abertura de vias que permitam maior fluidez nos horários de pico, no início da manhã e no final da tarde, principalmente em direção às regiões do Arroio Grande e Linha Santa Cruz. “A gente quer trazer algumas soluções bem importantes e queremos apresentá-las no momento oportuno durante o ano de 2025”, adiantou o secretário.
Confira a entrevista completa com Vanir Ramos de Azevedo:
Colaboraram Carina Weber e Marcio Souza
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade