O número de consumidores que entraram na lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) teve um salto de 66,7% no último mês. A estatística considera a inadimplência em Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Sinimbu. De acordo com o levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), enquanto em fevereiro 987 pessoas ingressaram no cadastro, em março foram 1.646. O quantitativo é o mais alto para o período nos últimos três anos.
Na avaliação do presidente da CDL de Santa Cruz, João Goerck, o aumento da inadimplência é reflexo da crise que o País enfrenta nos últimos dois anos. “A população não estava preparada, fez contas e agora não está conseguindo vencer os pagamentos”. Os dados mostram ainda que, em março do ano passado, houve a inclusão de 1.231 pessoas no SPC, 44% a mais que no mesmo período de 2015, quando foram 852. Assim como o número de novos devedores, as consultas ao sistema que confirmaram inadimplência também cresceram: 23,1% estavam com o nome sujo, frente a 22,4% de março de 2016.
Por outro lado, as exclusões do SPC, ou seja, as pessoas que pagaram as contas e limparam seus nomes, também cresceram, demonstrando um cenário mais favorável que em outros anos. Em fevereiro foram 590 exclusões e, em março, 819. Já em março do ano anterior, 545 teriam deixado a inadimplência. O acréscimo das exclusões, para Goerck, teria ocorrido devido à liberação de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Já esperávamos que os consumidores limpassem seus nomes para conseguir obter crédito novamente. A nossa expectativa é de que melhore ainda mais a cada mês, até julho, à medida em que os lotes do FGTS forem liberados”, comenta.
Publicidade
This website uses cookies.