A Secretaria da Fazenda (Sefaz) divulgou, nesta terça-feira, 3, o calendário e os descontos para o IPVA 2025. Entre as facilidades oferecidas estão os descontos para pagamentos antecipados e a possibilidade de parcelamento do tributo em até seis vezes, ampliando o prazo para quitação. O pagamento do imposto começará a partir de 11 de dezembro.
Paralelamente à divulgação do calendário, a Sefaz apresentou um levantamento sobre a inadimplência do IPVA em anos anteriores. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, o índice de inadimplência registrou um aumento significativo no atual ano: de 3,17% em 2023 para 6,20% em 2024. Dos 62.126 veículos tributados no município, 58.261 tiveram o imposto quitado, enquanto 3.850 proprietários deixaram de pagar.
LEIA MAIS: Região deve arrecadar R$ 209 milhões com o IPVA 2025
Publicidade
No Vale do Rio Pardo, os dados de 2024 revelam variações expressivas entre os municípios. Arroio dos Ratos foi o que apresentou a maior taxa de inadimplência na região, com 9,01% dos proprietários (353 veículos) em débito com o imposto. Por outro lado, Mato Leitão registrou o menor índice de inadimplência, com 5% dos veículos (96 automóveis) ainda sem quitação.
Penalidades
Os condutores que forem flagrados circulando com esses automóveis estão sujeitos à apreensão do veículo e ao pagamento dos serviços de guincho e depósito do Detran/RS. Além disso, há um acréscimo diário no valor do imposto devido e possibilidade de inscrição na dívida ativa.
Publicidade