Categories: Geral

Imposto de Renda: Saiba como não cair nas garras do leão

Contribuintes de todo o País se preparam para acertar as contas com o Fisco a partir da próxima terça-feira, quando abre o prazo para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). No Brasil, 28,5 milhões de declarações deverão ser feitas até 29 de abril. A Delegacia da Receita Federal de Santa Cruz do Sul, que abrange 60 municípios dos vales do Rio Pardo, Taquari e parte do Sinos, espera receber em torno de 116 mil declarações nesse período.

Conforme o delegado adjunto da Receita Federal, Wilson Müller, as três cidades da região com maior número de declarações são Santa Cruz do Sul, com 25 mil contribuintes; Lajeado, 16 mil; e Venâncio Aires, 7,6 mil. No Estado, a Receita prevê 2 milhões de envios.

O Imposto de Renda é a contribuição dos brasileiros por meio da retenção de um percentual dos salários e rendimentos obtidos no ano anterior à declaração. Entre as pessoas que são obrigadas a declarar, estão as que receberam mais de R$ 28.123,91 em 2015. Despesas do ano passado poderão ser abatidas na declaração – são as chamadas deduções –, fazendo com que o contribuinte pague menos imposto.

Publicidade

Quem declarar o Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo poderá receber a restituição, caso tenha direito, já nos primeiros lotes, que começam a ser pagos em 15 de junho. Contribuintes com mais de 60 anos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave também terão prioridade.

O preenchimento e o envio das declarações poderão ser feitos através de aplicativos para celular e tablet ou de programas disponíveis no site da Receita Federal. Apesar de ter sido liberado no meio da semana, o sistema para computadores só permitirá a transmissão das informações na terça-feira. O download do aplicativo para dispositivos móveis estará liberado a partir de terça, segundo a Receita.

Maioria chega sem todos os documentos em mãos

Publicidade

Contadora em um escritório de contabilidade de Santa Cruz do Sul, Sueli Fontoura afirma que um em cada dez clientes chega com todos os papéis necessários em mãos na hora de declarar. “Por isso é melhor se antecipar e evitar que faltem comprovantes de última hora”, comenta. Entretanto, segundo ela, a maioria deixa para declarar o Imposto de Renda próximo ao fim do prazo. 

“Nossos clientes estão com a declaração pronta sempre até 20 de abril. Porém, apenas 30% declaram em março, o restante deixa para o mês seguinte”, diz. Nos casos em que os contribuintes não possuem todos os documentos no prazo, o cadastro é lançado, mas sem as comprovações. “A partir do número de recibo gerado, conseguimos substituir a declaração.”

VEJA NA GAZETA DO SUL UM GUIA COMPLETO
PARA NA CAIR NAS GARRAS DO LEÃO

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.