Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Preocupação

Importações causam queda na produção de leite

O preço de referência do leite padrão projetado para o mês de abril do Conseleite aponta o valor de R$ 1,0411, um crescimento de 0,76% em relação ao valor projetado em março. Conforme Márcio Langer, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), isso preocupa os produtores, já que se trata de um período de volta às aulas e de entressafra, o que provoca menor oferta.

Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da USP, apontam queda de produção de 6,66% nos meses de janeiro e fevereiro. Sem os dados fechados de março e abril, aponta-se uma redução ainda maior de produção no Brasil e Rio Grande do Sul. Para Langer, isso só se explica com os altíssimos volumes de importação que ocorrem desde o ano passado, com volumes e valores que inibem a melhoria das remunerações aos produtores.

Como o controle da inflação é uma das metas centrais do governo, manter essa oferta ajustada com o consumo e preços menores é ruim para o segmento neste momento. “Esforços conjuntos estão sendo realizados pela Fetag com as entidades no sentido de ajustar a oferta e a procura pelo leite, mas isso leva um certo tempo para surtir efeito. Para tanto, continua a importância sobre a gestão dos custos e o bom planejamento dos investimentos para evitar endividamentos futuros, já que hoje, novamente, a produção leiteira perde na remuneração para a inflação”, adverte o assessor. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.