Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Implementação da Norma de Desempenho mobiliza empresas da construção

Representantes das empresas Zagonel, Bule, RV Dick, Ronaldo Schwantz, Engesk, Vêneto, Majetel e Suhma Engenharia, associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Escritório Regional Vale do Rio Pardo (VRP), e das convidadas, Quattro e Glauche, participaram nesta quarta-feira, 17, de reunião-almoço no Clube União, em Santa Cruz do Sul. Entre os temas que pautaram o encontro, destaque para a implementação da Norma de Desempenho ABNT 15.575. “Sem dúvida, as empresas que não estiverem preparadas para as mudanças e para as novas exigências vão ter problemas. Por isso, estamos nos unindo e nos preparando para esta nova fase. E os consumidores precisam entender que isso passa a ser diferencial na hora de adquirir um imóvel”, destaca o coordenador do Escritório Regional VRP e vice-presidente do Sinduscon-RS, Carlos Augusto Gerhard.

           A Norma de Desempenho estabelece padrões mínimos de qualidade, baseados no desempenho e na durabilidade dos sistemas. “Estas exigências vão nivelar o mercado de construção civil, com mais uma regulamentação mais exigente para as empresas e, por consequência, com mais segurança jurídica para os consumidores em caso de problemas nas obras”, frisa. Neste contexto,  a norma possui critérios objetivos para medir as responsabilidades em caso de problemas. “Cada vez mais, na hora de adquirir um imóvel, o consumidor deverá observar estes requisitos e optar por empresas que estejam adequadas a esta nova normativa, que visa aumentar a vida útil das construções e facilitar a manutenção, visando a valorização do imóvel com o tempo”, completa. 

Como forma buscar conhecimento e promover a troca de experiências, as construtoras santa-cruzenses têm participado de cursos focados na implementação da Norma, de visitas técnicas e também na busca de parcerias, como é o caso da aproximação com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para o desenvolvimento de pesquisas e testes na área pelos laboratórios da instituição. “Estamos buscando o envolvimento dos empresários para a discussão de diversas questões, como forma de fortalecer o setor da construção, segundo maior gerador de empregos do município”, ressalta Gerhard.

Publicidade

SAIBA MAIS – O critério de desempenho é utilizado largamente em edificações dos países desenvolvidos há mais de 30 anos. Com a edição da Norma ABNT 15.575, de acordo com a Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Brasil dá o primeiro passo para massificar esses padrões de qualidade em todo o seu território. Para facilitar o entendimento e a interpretação da norma por engenheiros, projetistas, construtores e usuários, a CBIC desenvolveu o Guia Orientativo (http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/apresentacoes-estudos/norma-de-desempenho-3), que traduz esse conceito em textos simples, tabelas e gráficos. Para facilitar a compreensão, classifica as exigências da Norma por funções, como desempenho estrutural, segurança no uso e na operação, segurança contra incêndio, funcionalidade e acessibilidade, desempenho térmico, desempenho acústico, estanqueidade à água e durabilidade.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.