Implantação de prótese na cadelinha Marisol será neste sábado

O destino da cadelinha Marisol está prestes a tomar um novo rumo. Neste sábado, 4, vai acontecer a implantação de uma prótese na pata posterior do animal, uma iniciativa inédita no Estado do Rio Grande do Sul. Internada no Centro Veterinário Wazlawik, que possui convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, ela passará pelo procedimento a partir das 9 horas.

A cirurgia será realizada pelo ortopedista e traumatologista, Vinícius Ribeiro dos Santos, de Porto Alegre, e pelo médico veterinário da clínica, Felipe Wazlawik. A preparação inclui oito horas de jejum, medicação pré-anestésica e sedação inalatória. Após o procedimento, Marisol ficará em observação e, na próxima semana, passará por sessões de fisioterapia.

LEIA MAIS: Marisol pode ser a primeira cadelinha do Estado a receber uma prótese

Publicidade

A prótese que será implantada é a chamada endoexoprótese, constituída de dois dispositivos: um pino feito de titânio para ser introduzido dentro do osso e outro feito em polímero plástico ultrarresistente, impresso em 3D, que vai substituir a parte amputada do membro. A prótese foi feita por uma empresa especializada de Curitiba.

Até o momento, o Município vem custeando as despesas básicas com o tratamento. O custo da colocação da prótese e da cirurgia é de cerca de R$ 4 mil. Uma campanha está sendo realizada nas redes sociais, e até o momento foram arrecadados cerca de R$ 1,2 mil, a maior parte adquirido com a mobilização da Ong Protetores de Santa Cruz. Quem quiser colaborar com o pagamento da prótese pode deixar qualquer valor na clínica, dentro de uma caixinha colocada sobre o balcão da recepção. Também é possível fazer transferência via PIX, para o número de CNPJ 24260976000161.

Entenda o caso

Marisol foi encontrada abandonada, machucada e com o osso da pata posterior exposto, no Residencial Viver Bem. Logo que recebeu a denúncia, o Canil Municipal acionou o Centro Veterinário Wazlawik para que fizesse o recolhimento, e desde o dia 26 de setembro está internada no Centro. De lá para cá teve início uma maratona de exames radiográficos, medições e uma série de procedimentos para construção de uma prótese exclusiva, para acomodar perfeitamente a altura, o peso e o andar natural dela.

Publicidade

Como explica o médico veterinário Felipe Wazlawik, são comuns órteses em animais com problemas na articulação femural. Tratam-se, no entanto, de dispositivos internos que unem a cabeça do fêmur ao acetábulo. Já as próteses de substituição de membros não são comuns e Santa Cruz do Sul pode ser o primeiro município do Estado a realizar este tipo de procedimento.

Depois de realizada a cirurgia de implantação da prótese, a expectativa é de que Marisol seja adotada e vá para um novo lar. Antes disso ela será microchipada e terá direito à castração.

LEIA MAIS: Canil Municipal enfrenta superlotação e atenderá somente casos de emergência

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.