Os investigadores da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) não foram contemplados apenas com o selo de Delegacia de Polícia Amiga dos Animais nesta sexta-feira, 17. Sob um pano vermelho com laço, caracterizado como um presente, no pátio da delegacia, estava a nova viatura da Polícia Civil, adesivada, com luzes e giroflex. Um Corolla Cross, entregue à delegada Ana Luisa Aita Pippi para o trabalho de policiamento, foi adquirido com recursos provenientes da Câmara de Vereadores, com complemento da Prefeitura.
Para o delegado regional Luciano Menezes, o veículo remete diretamente a melhorias nas condições de trabalho dos agentes. “Graças a um projeto que fizemos foi liberada uma verba para aquisição de duas viaturas. Pedimos que uma dessas fosse doada para a Brigada. Eles receberam um Corolla Cross também, mas por questões de administração interna, esse veículo, que deveria ser emblemado e oficializado para trabalhar na atividade de polícia ostensiva, acabou se tornando uma viatura administrativa do Comando Regional”, comentou Menezes.
LEIA MAIS: “Quem maltrata os animais, maltrata também os humanos”, diz chefe da Polícia Civil
Publicidade
“É um carro impecável e potente, vem com toda a qualidade e credibilidade da Toyota. Nós somos a primeira polícia do Brasil a ter um Corolla Cross em seus quadros e vai ser usado pelos agentes da delegada Ana para atividades de investigação e repressão a crimes na área central de Santa Cruz do Sul. Não é um carro administrativo ou que vai ficar à disposição do delegado regional”, complementou. Segundo Menezes, nos cinco anos em que atua como delegado regional, essa é a 16ª viatura adquirida com recursos aportados por empresas e entidades do município. “Já estamos há 10 anos sem receber uma viatura sequer do Estado. Se ficássemos de braços cruzados, esperando que o Estado fosse nos enxergar, talvez hoje não teríamos a mínima condição de executar nossas atividades prioritárias, que é a investigação de delitos e a repressão qualificada aos crimes de maior potencial ofensivo”.
O delegado regional finalizou agradecendo às empresas, entidades e pessoas que auxiliam as forças de segurança. “É um dia de comemoração e eu só tenho a resumir tudo isso com a palavra: gratidão. Pela parceria da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Consepro, Sicredi, Grupo de Apoio da Polícia, Sinditabaco e outros apoiadores. Me orgulha muito viver em Santa Cruz e trabalhar aqui porque temos pessoas que se preocupam em dotar as instituições policiais de condições para oferecer às pessoas um serviço de segurança pública melhor e também para os nossos servidores trabalharem em um ambiente qualificado”.
O projeto das delegacias de polícia amigas dos animais surgiu logo após a aprovação da lei que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal. O delegado regional Luciano Menezes relembrou o trabalho que já vem sendo feito no combate aos maus-tratos contra animais nas delegacias distritais da cidade, mas explicou que a partir desta oficialização do cartório, a 1ª DP assumirá de forma integral todos os casos de denúncias de maus-tratos aos animais.
Publicidade
A responsável em Santa Cruz do Sul será a policial Lisandra de Oliveira. “Já viemos trabalhando há bastante tempo com a causa animal. Não era uma das minhas áreas de maior atuação, por isso, fiquei surpreso com o número de casos que estavam sendo registrados. É importante esse trabalho especializado, sobretudo com as parcerias que temos com o Hospital Veterinário, Secretaria de Meio Ambiente, veterinários, cuidadores e ONGs de proteção, que facilitam o atendimento dos casos e encaminhamentos dos processos que acolhem os animais”, salientou Menezes.
O evento contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais. Delegados de Santa Cruz e região, bem como membros da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, também se fizeram presentes, assim como a vereadora Bruna Molz, que é defensora da causa animal e solicitou ao delegado Luciano Menezes, tão logo o projeto foi lançado pela Polícia Civil estadual, para que uma unidade do cartório fosse instalada na cidade. A prefeita Helena Hermany enfatizou o engajamento da sociedade santa-cruzense em prol de causas relevantes para o município, como a segurança pública. Já o presidente da Câmara de Vereadores Ilário Keller salientou a importância de auxiliar o trabalho das polícias.
LEIA MAIS: Polícia Civil inaugura cartório especializado no combate aos crimes contra animais
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.