Motivada pelo Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e os 175 anos no Rio Grande do Sul, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, do Bairro Belvedere, realiza o projeto Resgatando Memórias Alemãs. A iniciativa busca integrar os pequenos à história dos imigrantes da região.
Segundo ela, os pequenos reconhecem a presença da cultura nos sobrenomes, no modo de viver, na culinária, e em objetos que evocam a memória e a história. “A partir de diálogos em rodas de conversa e de pesquisas, descobrimos o quanto a cultura alemã influenciou o cotidiano das famílias em nossa comunidade, e os pequenos estão mergulhando de forma enriquecedora na história da imigração”, disse Cibele.
LEIA TAMBÉM: Fim de semana terá frio de cinco graus em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
Em uma das ocasiões, na turma da professora Priscila Ballin, a aluna Cecília Gradaschi Siqueira, de 5 anos, levou um vestido que usa em tempos de Oktoberfest, e socializou com os colegas. Nesta semana outra atividade realizada foi a apresentação de danças tradicionais da cultura alemã, com a presença do grupo Sonneschein, da Escola Dona Leopoldina, de Linha João Alves, coordenado pela professora Gerda Jülich. Ao final da apresentação, os alunos da Emei foram convidados a dançar com os adolescentes do grupo.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade