A iluminação pública de Santa Cruz do Sul deve receber o reforço de mais de duas mil luminárias de led. Os equipamentos vão ser distribuídos em pontos estratégicos da cidade, determinados por meio de um estudo preliminar. Em entrevista à Rádio Gazeta nesta quarta-feira, 20, a secretária de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, Diani Rizzetti Sopelsa, explicou como está o andamento do procedimento.
“A gente já está em fase de licitação para compra do material, então estamos na expectativa agora dos trâmites legais, para conseguir iniciar a implantação dessas luminárias de led. A gente estima que vamos conseguir comprar mais de 2,5 mil luminárias, para fazer o reforço e fazer a troca das que hoje são a vapor. A de led é bem mais vantajosa, dá menos manutenção, tem garantia de cinco anos e uma vida útil bem maior”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura troca 660 lâmpadas por mês em Santa Cruz
Publicidade
As lâmpadas vão ser instaladas aos poucos, de acordo com um cronograma preestabelecido. As estruturas são constante alvo de críticas pela população, por lâmpadas queimadas ou unidades que permanecem acesas durante todo o dia. Sobre a reclamação, a secretária destaca os serviços prestados pela pasta, o que pode ocasionar a demora na solução dos problemas.
“O nosso setor de melhoria de parte elétrica não faz somente conserto de luminária, temos outras demandas, como manutenção dos prédios e espaços públicos, trevos, questões de obras novas. A gente teve também um período em que as nossas equipes ficaram somente com emergências, em virtude da pandemia, fazendo somente serviços de saúde, segurança pública. Isso ocorreu em torno de 30 dias, então a demanda ficou reprimida, que hoje tentamos colocar em dia”, detalhou Diani.
LEIA TAMBÉM: Gasto com iluminação pública é maior do que a CIP arrecada
Por mês são realizados cerca de 700 pedidos, e, de acordo com a secretária, a pasta soma 800 pedidos em atraso no momento. Em média, são feitos 40 pedidos de iluminação por dia. Conforme Diani, a prioridade é para atender a demanda de lâmpadas apagadas.
Publicidade
A espera para o conserto é de aproximadamente um mês. Para comunicar problemas na iluminação, a solicitação deve ser feita pelo telefone da Secretaria (3715-3611) ou WhatsApp da Prefeitura (9 8443 0312), com endereço completo e número da casa, para facilitar a localização.
LEIA MAIS: Iluminação é a principal reclamação dos santa-cruzenses; veja lista
Publicidade
This website uses cookies.