ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Iluminação para produtividade

A iluminação é um item importante do projeto arquitetônico, podendo deixar os ambientes mais sofisticados e práticos. Quando se trata de ambientes de trabalho, a iluminação tem como objetivo contribuir no desempenho do profissional. A escolha da lâmpada ideal torna a execução das tarefas mais prazerosas, aumenta a concentração e reduz erros, podendo, inclusive, evitar acidentes.

De acordo com Juliano Alferes, diretor de produtos da RE Eficiência Energética, o fator mais importante em ambientes profissionais é a iluminância – intensidade do fluxo luminoso dada em uma direção e área específica, definida como a quantidade de luz mensurável em cima de uma mesa de escritório, bancadas, salas cirúrgicas, linha de montagem, entre outras ambientes. “Em locais de trabalho a luz mais indicada é a luz difusa (omnidirecional), com mais de um ponto de luz para evitar as áreas de sombra, já que aumentam a fadiga visual,’’ avalia.

Publicidade

Ainda assim, essa escolha é diferente para cada ambiente, afinal, cada área possui um requisito luminoso. Uma sala de reuniões, por exemplo, necessita de uma iluminação menos intensa do que uma mesa de escritório. “Existem valores mínimo de iluminância que a ABNT exige, estabelecendo valores de iluminâncias para cada tipo de trabalho, que varia conforme a atenção, risco, e frequência”, explica o diretor.

Publicidade

Vale ressaltar que para que a iluminação do escritório cumpra o seu papel da sua funcionalidade, é ideal que o projeto luminotécnico seja feito junto a um arquiteto, para proporcionar um conforto visual para o usuário.

Com informações da Prime Comunicação.

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta