Promovida pela Sociedade Cultural e Beneficente União, em referência à Semana da Consciência Negra, a II Ciranda Afro-Cultural é dividida em duas ações. A primeira, salienta a presidente Marta Regina dos Santos Nunes, começou no dia 17, com a exposição Sankofa (Sanko – voltar; fa – buscar, trazer), palavra de origem da língua akan, da África Ocidental), em parceria com a Escola Willy Carlos Fröhlich. Permanece até o dia 30, no saguão da escola, sendo gratuita e aberta à população.
LEIA MAIS: Sociedade Cultural e Beneficente União é conveniada ao projeto RS Ponto de Cultura
A memória afetiva da população está sendo revisitada por meio de fotos históricas de carnavais, futebol, Baile de Debutantes, Escolha da Mulata Café, da Rainha da Entidade e da Rainha de Carnaval, eventos sociais do período de 1930 a 2020. A curadoria é de Gilmar Almeida da Silveira, tendo contribuição das alunas do curso de Psicologia da Unisc, Natália Schroeder Henn, Isabella Royer Perini e Tanizi Moura Pires.
Publicidade
A segunda atividade será neste sábado, às 15 horas, no saguão da instituição de ensino, em parceria com o grupo Sobre Livros e Leituras. O encontro #Escritas Negras tem como intenção socializar obras do acervo da Biblioteca Abayomi, palavra Iorubá que significa “encontro feliz” ou “aquele/a que traz as minhas qualidades”, adquirido em 2021. As atividades fazem parte de cronograma dos projetos selecionados por intermédio da Lei Aldir Blanc – os editais 003/Secult/2020 e Sedac 10/2020, municipal e estadual, respectivamente.
LEIA MAIS: Sociedade Cultural e Beneficente União realiza live neste domingo
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade