Em homenagem à data que marca a chegada das famílias de imigrantes alemães ao Rio Grande do Sul – 25 de julho de 1824 –, igrejas de todo o Brasil foram convidadas a se unirem a um ato ecumênico ao meio-dia desta quinta-feira, 25, pelo horário de Brasília. A iniciativa sugere que os sinos dos templos sejam badalados durante 200 segundos em memória aos imigrantes.
Conforme informações da Coordenação de Comunicação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), a ação é um convite da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, por meio de seu presidente, Rafael Koerig Gessinger. A iniciativa não é direcionada para uma religião específica, sendo um convite aberto para todas as igrejas do Brasil.
LEIA TAMBÉM: Otimismo marca a abertura da Feira da Produção
Publicidade
A presidência da IECLB está envolvida na ação em vista da comemoração dos 200 anos de presença luterana no País, celebrados neste ano. “A IECLB apoia o movimento por entender que esse gesto, além de comemorar a imigração alemã, simboliza e tem como objetivo render gratidão a Deus pela sua caminhada de 200 anos em terras brasileiras”, afirma o texto.
O convite é subscrito pelo Sínodo Rio dos Sinos (divisão interna da IECLB, equivalente às dioceses da Igreja Católica), do qual o município de São Leopoldo faz parte. Em maio deste ano, um momento semelhante do badalar de sinos e culto festivo ocorreu em Nova Friburgo, cidade do Rio de Janeiro onde a chegada das famílias imigrantes àquela região também foi homenageada. A ação surgiu da proposta do Sínodo Sudeste.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.