Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Homicídio em Santa Cruz

IGP localizou oito estojos de calibre .380 em cena de crime

Assassinato de Henrique Gabriel foi cometido nas proximidades de escola

Permanece em investigação o caso de homicídio do adolescente Henrique Gabriel de Lima Cassere, de 17 anos, morto a tiros de pistola na noite da última quarta-feira, 20, na Rua David Severo Manica, Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul. A Polícia Civil busca evidências, testemunhas e imagens de câmeras de segurança que possam esclarecer quem foi o autor.

O que se sabe é que Brigada Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Instituto-Geral de Perícias (IGP) estiveram na cena do crime e coletaram informações que podem auxiliar nas investigações. Os peritos apreenderam oito estojos de calibre .380 deflagrados, munição que é utilizada em pistolas. Ainda apuraram evidências para esclarecer a dinâmica dos fatos.

LEIA TAMBÉM: Jovem é assassinado a tiros em Santa Cruz

Publicidade

Todas essas informações, assim como o exame de necropsia, serão remetidas para a Polícia Civil nos próximos dias. Na última quarta-feira, moradores acionaram as forças de segurança por volta das 19h30, após ouvir o que julgaram ser um tiroteio perto da Escola Harmonia. Relatos de pessoas que estavam no local apontavam uma autoria, que agora precisa ser verificada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), responsável por esse caso.

De acordo com a delegada Raquel Schneider, os trabalhos de apuração começaram logo após o crime. “Estamos indo a campo em busca de informações. Inclusive, caso alguém tenha algo que possa nos ajudar, pode procurar a delegacia pessoalmente ou pelo telefone (51) 98416 4590, que também é WhatsApp. O sigilo será mantido”, comentou a delegada.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: mais um motorista bate em carro estacionado e foge

Publicidade

Por enquanto, não há linhas investigativas que apontem para uma motivação. Henrique Gabriel de Lima Cassere, que não tinha antecedentes policiais e era morador do Loteamento Residencial Viver Bem, no Bairro Dona Carlota, foi enterrado na tarde de quinta-feira, no Cemitério Guarda de Deus, Bairro Santuário.

Já são 18 homicídios em 2024

Com o homicídio da última quarta-feira, chegam a 18 os assassinatos em Santa Cruz do Sul neste ano. Foram 13 mortes de homens, três de mulheres e duas de adolescentes, em dez pontos diferentes, nos bairros Dona Carlota (4), Centro (3), Progresso (2), Santa Vitória (2), Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Santo Antônio, distrito de Rio Pardinho (2) e localidade de Alto Paredão. A média aponta que pelo menos um assassinato tenha acontecido a cada 18 dias em Santa Cruz.

Embora baixo se comparado ao final da década passada, o número de homicídios vem sofrendo uma elevação ao longo dos últimos anos. Em 2018 foram 27 casos no município; em 2019 houve 22; e em 2020, mais 30. Em 2021 os casos diminuíram pela metade, com 15, e caíram ainda mais, para dez, em 2022. Em 2023 voltaram a subir, chegando a 12, e aumentaram ainda mais neste ano, alcançando 18, maior número de registros desde 2020. A polícia trabalha para evitar que a quantidade de homicídios aumente ainda mais.

Publicidade

LEIA MAIS DE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.