O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) divulgou o edital com a oferta de 630 vagas para cursos superiores a distância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As oportunidades são para as licenciaturas em História, Letras Português-inglês e respectivas literaturas, Matemática e Pedagogia. O início das aulas está previsto para o mês que vem. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos polos de apoio, de acordo com os horários indicados no edital, até 19 de outubro.
Seguindo a legislação para os cursos nessa modalidade, os componentes curriculares a distância contarão com momentos presenciais com mediação de tutor. Na região há polos de apoio para as atividades em Candelária, Encruzilhada do Sul e Venâncio Aires.
LEIA MAIS: IFSul abre as inscrições para processo seletivo
Publicidade
Segundo o chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias do IFSul, Jander Monks, o objetivo dessas estruturas é oferecer o ambiente físico de apoio presencial aos alunos de sua região, mantendo as instalações necessárias para atender os estudantes nas questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca e outras. Além disso, os encontros trazem oportunidades de integração entre os estudantes.
“Um ponto a ser destacado é o acesso à internet, que em vários lugares ainda é precário. O polo auxilia nesse sentido e disponibiliza tutores presenciais para ajudar os estudantes nas atividades pedagógicas que são ofertadas ao longo do curso”, explica Monks.
LEIA TAMBÉM: Comitê fará a defesa da instalação de Instituto Federal em Santa Cruz
Publicidade
O processo seletivo para ingresso nos cursos utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas finais obtidas no terceiro ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Também poderão ser levadas em conta as notas únicas de Linguagens e Matemática das edições do Enem ou Encceja, conforme o documento do candidato anexado no momento da inscrição.
Conforme o edital, metade das vagas está reservada para estudantes egressos de escolas públicas. Dentro dessas cotas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda
Publicidade
Confira a relação das vagas de cada curso nos polos de apoio presencial no Vale do Rio Pardo.
Informações relacionadas ao formato de ingresso podem ser obtidas junto aos polos de cada um dos municípios onde há cursos ou ainda pelos e-mails if-proen@ifsul.edu.br ou if-des@ifsul.edu.br.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.