Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENSINO GRATUITO

IFSul oferece vagas de graduação a distância para moradores da região

Foto: Pixabay

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) divulgou o edital com a oferta de 630 vagas para cursos superiores a distância, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As oportunidades são para as licenciaturas em História, Letras Português-inglês e respectivas literaturas, Matemática e Pedagogia. O início das aulas está previsto para o mês que vem. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos polos de apoio, de acordo com os horários indicados no edital, até 19 de outubro.

Seguindo a legislação para os cursos nessa modalidade, os componentes curriculares a distância contarão com momentos presenciais com mediação de tutor. Na região há polos de apoio para as atividades em Candelária, Encruzilhada do Sul e Venâncio Aires.

LEIA MAIS: IFSul abre as inscrições para processo seletivo 

Publicidade

Segundo o chefe do Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias do IFSul, Jander Monks, o objetivo dessas estruturas é oferecer o ambiente físico de apoio presencial aos alunos de sua região, mantendo as instalações necessárias para atender os estudantes nas questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca e outras. Além disso, os encontros trazem oportunidades de integração entre os estudantes.

“Um ponto a ser destacado é o acesso à internet, que em vários lugares ainda é precário. O polo auxilia nesse sentido e disponibiliza tutores presenciais para ajudar os estudantes nas atividades pedagógicas que são ofertadas ao longo do curso”, explica Monks.

LEIA TAMBÉM: Comitê fará a defesa da instalação de Instituto Federal em Santa Cruz

Publicidade

O processo seletivo para ingresso nos cursos utilizará para classificação dos candidatos, exclusivamente, as notas finais obtidas no terceiro ano do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática. Também poderão ser levadas em conta as notas únicas de Linguagens e Matemática das edições do Enem ou Encceja, conforme o documento do candidato anexado no momento da inscrição.

Conforme o edital, metade das vagas está reservada para estudantes egressos de escolas públicas. Dentro dessas cotas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz pode receber unidade do IFFar; entenda

Publicidade

Cursos e Polos

Confira a relação das vagas de cada curso nos polos de apoio presencial no Vale do Rio Pardo.

  • Candelária: 32 vagas para licenciatura em Matemática
  • Encruzilhada do Sul: 21 vagas para licenciatura em História e 32 para licenciatura em Matemática
  • Venâncio Aires: 28 vagas para licenciatura em Pedagogia.

Informações relacionadas ao formato de ingresso podem ser obtidas junto aos polos de cada um dos municípios onde há cursos ou ainda pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.