A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) comemorou os 100 anos da construção do templo com um grande culto realizado na noite de sábado, 30. A celebração contou com a presença de autoridades civis e religiosas, fiéis e da presidente da IECLB no Brasil, a pastora santa-cruzense Sílvia Beatrice Genz. Localizado na Rua Venâncio Aires, no Centro de Santa Cruz do Sul, o templo começou a ser construído em 1922 e foi entregue em 1924, com uma grande festa de inauguração no dia 30 de novembro daquele ano.
Ainda que a comunidade do Centro não tenha sido a que frequentou enquanto morava no município, Sílvia recorda que ia à igreja na companhia da família em muitas oportunidades. “Cem anos, um século, imagina tudo que aconteceu aqui dentro nesse tempo todo. Quantos casamentos, batizados, quantas pessoas riram e choraram, foram tantos momentos especiais”, observou.
LEIA MAIS: Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Centro completa 100 anos
Publicidade
Ela ainda parabenizou a todos os envolvidos na preservação do prédio, que encontra-se em perfeitas condições. “É uma arte, todas essas colunas e detalhes são pura arte que hoje, provavelmente, nem conseguiríamos mais fazer.” A pastora chama a atenção ainda para o órgão de tubos existente na igreja, um item muito raro em nível mundial nos dias atuais. “Está muito conservado, isso não é fácil e nem barato de manter.” Outro item de destaque é a inauguração da climatização de todo o ambiente interno, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos fiéis, sobretudo durante o verão que está chegando.
Para o responsável pela comunidade, pastor Lindomar Raach, é uma alegria poder celebrar não somente o passado, mas também o presente e já lançando um olhar para o futuro do trabalho com a igreja. “Temos um belo trabalho no culto infantil e no grupo confirmatório, é uma turma muito ativa, participativa e dinâmica.” Essa presença dos jovens, na compreensão do religioso, impulsiona a vontade de seguir em frente e gera um sentimento de satisfação frente às dificuldades.
LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular 2024 inicia nesta segunda em todo Estado
Publicidade
“Vale muito a pena ser evangélico de confissão luterana nessa realidade aqui de Santa Cruz do Sul.” Ao comentar sobre a atração de jovens para a igreja – uma dificuldade enfrentada por todas as religiões atualmente – Raach entende que isso passa muito pelo empenho dos familiares. “Nós temos famílias muito conservadoras, que entendem que a igreja é uma das bases da vida, junto com a família.” Além do culto, a soprano Íris Rutsatz se apresentou para os fiéis.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.