Santa Cruz do Sul

IECLB comemora 100 anos da igreja evangélica do Centro de Santa Cruz

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) comemorou os 100 anos da construção do templo com um grande culto realizado na noite de sábado, 30. A celebração contou com a presença de autoridades civis e religiosas, fiéis e da presidente da IECLB no Brasil, a pastora santa-cruzense Sílvia Beatrice Genz. Localizado na Rua Venâncio Aires, no Centro de Santa Cruz do Sul, o templo começou a ser construído em 1922 e foi entregue em 1924, com uma grande festa de inauguração no dia 30 de novembro daquele ano.

Preservação da igreja no Centro de Santa Cruz do Sul chama atenção de fiéis e turistas | Foto: Rafaelly Machado

Ainda que a comunidade do Centro não tenha sido a que frequentou enquanto morava no município, Sílvia recorda que ia à igreja na companhia da família em muitas oportunidades. “Cem anos, um século, imagina tudo que aconteceu aqui dentro nesse tempo todo. Quantos casamentos, batizados, quantas pessoas riram e choraram, foram tantos momentos especiais”, observou.

Comunidade prestigiou o culto realizado no sábado, em comemoração ao centenário da igreja localizada na Rua Venâncio Aires | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS: Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Centro completa 100 anos

Publicidade

Ela ainda parabenizou a todos os envolvidos na preservação do prédio, que encontra-se em perfeitas condições. “É uma arte, todas essas colunas e detalhes são pura arte que hoje, provavelmente, nem conseguiríamos mais fazer.” A pastora chama a atenção ainda para o órgão de tubos existente na igreja, um item muito raro em nível mundial nos dias atuais. “Está muito conservado, isso não é fácil e nem barato de manter.” Outro item de destaque é a inauguração da climatização de todo o ambiente interno, com o objetivo de proporcionar mais conforto aos fiéis, sobretudo durante o verão que está chegando.

Para o responsável pela comunidade, pastor Lindomar Raach, é uma alegria poder celebrar não somente o passado, mas também o presente e já lançando um olhar para o futuro do trabalho com a igreja. “Temos um belo trabalho no culto infantil e no grupo confirmatório, é uma turma muito ativa, participativa e dinâmica.” Essa presença dos jovens, na compreensão do religioso, impulsiona a vontade de seguir em frente e gera um sentimento de satisfação frente às dificuldades.

LEIA TAMBÉM: Votação da Consulta Popular 2024 inicia nesta segunda em todo Estado

Publicidade

“Vale muito a pena ser evangélico de confissão luterana nessa realidade aqui de Santa Cruz do Sul.” Ao comentar sobre a atração de jovens para a igreja – uma dificuldade enfrentada por todas as religiões atualmente – Raach entende que isso passa muito pelo empenho dos familiares. “Nós temos famílias muito conservadoras, que entendem que a igreja é uma das bases da vida, junto com a família.” Além do culto, a soprano Íris Rutsatz se apresentou para os fiéis.

Lindomar Raach: “alegria em celebrar”
Sílvia Genz, presidente da IECLB no Brasil

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.