Idosos atendidos no Cras Beatriz Jungblut estão com caderno e lápis prontos para realizar sonhos
Projeto que é uma parceria da Prefeitura com a Unisc foi lançado oficialmente na tarde dessa quinta-feira
Por Caroline Garske
Foto: Rafaelly Machado
Os 16 alunos do projeto Sonho de Leitura receberam cadernos para colocar em prática o desejo de aprender a ler e a escrever
A tarde dessa quinta-feira, 31, foi de emoção porque se tratou da realização de diversos sonhos. Integrantes do grupo da terceira idade que na infância e adolescência não puderam estudar por falta de incentivo ou por precisarem trabalhar tiveram oportunidade de participar do projeto Sonho de Leitura, parceria da Prefeitura com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As aulas de alfabetização serão ministradas por estudantes do curso de Pedagogia e inicialmente ocorrerão na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Frantz Jungblut, no Bairro Santa Vitória, duas vezes por semana.
O evento de lançamento contou com a presença de secretários municipais e da prefeita Helena Hermany, que, emocionada, falou sobre a alegria em dar início ao projeto. “Além do conhecimento, a leitura dá autonomia e autoestima e vocês vão ficar mais independentes”, afirmou aos integrantes do projeto. Helena também destacou a importância de realizar sonhos, independentemente da idade.
A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, destacou o trabalho feito pela diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, que atuou junto ao Cras para conseguir oportunizar a iniciativa. “Às vezes é algo simples: uma placa em um ônibus, a etiqueta no supermercado, é poder fazer a leitura na missa. Passa pela dignidade das pessoas”, disse Roberta.
De acordo com a responsável pelo Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), Silnara Noronha, a concretização do Sonho de Leitura vem sendo desejada há mais de 12 anos. Ela contou que os integrantes do grupo estavam cansados de situações em que precisavam identificar informações por desenhos no supermercado ou perguntar para pessoas na parada sobre algum ônibus. “Eles poderão ver o mundo com outros olhos, com o olhar da leitura.”
A prática educativa, que objetiva construir com os idosos conhecimentos de leitura e escrita, vai ser orientada por professores da Unisc responsáveis pela disciplina Estágio em Espaços Não escolares. Também presente no evento, a assessora de Relações Interinstitucionais da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, fez um discurso comovido e parabenizou o grupo que pretende adquirir conhecimento. “Não tem idade para aprender, a gente aprende por toda a vida.”
Determinação e conhecimento
“Eu queria muito, porque estudei só até a 4ª série. Estou com 60 anos, tem tempo ainda para ser feliz e talvez até trabalhar em algum lugar, completar o colegial. Agradeço muito à Silnara Noronha e à prefeita Helena Hermany por ter dado essa oportunidade para nós. Estou muito feliz. Muito feliz mesmo!”
José Dornel da Gama, 60 anos (completados na quinta)
“Era um grande sonho, me arrepio quando falo. Eu não sei ler, só sei assinar o nome de tanto treinar no caderno para poder trabalhar em alguma firma, porque se não tivesse o nome assinado, não poderia. É um sonho que vou levar comigo quando eu partir, porque isso ninguém me tira. Nem tenho palavras para falar. Eu vou focar para aprender.”
Publicidade
Eva Almerinda Carvalho da Silva, 74 anos
“Sei ler pouca coisa. Um dia me interessei em saber mais, fui fazer umas preces na missa e teve alguém que passou e falou: ‘colocaram uma analfabeta para fazer a leitura’. Aquilo me magoou bastante e agora eu preparo as missas, mas quando chega na leitura eu passo para outra pessoa, porque não me acho mais capaz. Decidi lutar e aprender. Isso é um sonho de muitos anos.”
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsAppCLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta?Clique aquie faça agora!
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aviso de cookies
Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.