Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVESTIMENTO

Ibis de Santa Cruz será no modelo condo-hotel; entenda

Foto: Alencar da Rosa

Construção será em terreno de quase mil metros quadrados, próximo à Oktoberfest

Um novo investimento que promete estimular o turismo foi apresentado nessa quarta-feira, 3 em Santa Cruz do Sul. Com um projeto estimado em R$ 30 milhões, a rede Ibis, do Grupo Accor, prepara a instalação de um hotel na cidade.

O prédio ficará em um terreno na Rua Coronel Oscar Jost, esquina com a Rua Dr. Ortenberg, no Bairro Santo Inácio. Serão 100 quartos distribuídos em uma estrutura que terá entre sete e oito pavimentos. O lançamento do empreendimento está previsto para acontecer até o fim do ano. Após isso, o prazo para conclusão da obra será de até 36 meses. Já o esboço do projeto será apresentado pelos arquitetos nesta sexta-feira, 5.

LEIA MAIS: Rede Ibis terá hotel em Santa Cruz do Sul

Publicidade

A rede Ibis promete não apenas ampliar a oferta de hospedagem na região, mas também gerar empregos e estimular a economia local, disse o desenvolvedor do Grupo Atta – responsável pelo projeto –, Vitor Souza. “Em 2014, já se tinha um projeto para construir um hotel na cidade, mas por algumas questões, isso não ocorreu. Agora fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que era fundamental ter um Ibis aqui.”

Vitor Souza é responsável pelo projeto | Foto: Ricardo Gais

O novo hotel deverá gerar 30 empregos diretos, além de 200 indiretos durante as fases de construção e operação. O terreno tem cerca de mil metros quadrados e já recebeu os preparativos iniciais, como a topografia. O próximo passo será a sondagem do solo que vai avaliar as condições da área para a construção das fundações do edifício.

Conforme Souza, o investimento vai elevar o nível hoteleiro da cidade para um patamar internacional. “O Ibis está presente em mais de cem países. Com isso, os hóspedes que já conhecem a nossa estrutura vão encontrar ela aqui na cidade também.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Construarte tem oferta de cerca de 7 mil imóveis, disponíveis a partir de R$ 190 mil

A instalação do Ibis em Santa Cruz conta com a parceria da Vitória Empreendimentos Ltda, proprietária do terreno. De acordo com Edison Zart, 67 anos, a área é de boa localização e com fácil acesso. “Estamos satisfeitos em poder participar desse empreendimento para a cidade que vai contribuir muito com a economia local.”

Investimento deve alavancar o turismo local

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, a chegada da rede de hotéis Ibis deve alavancar ainda mais o potencial turístico do município, tanto para negócios como para lazer e cultura. “A cidade vive um excelente momento econômico em vários segmentos”, avaliou.

Publicidade

Antes do anúncio do negócio na manhã de ontem, ocorreu uma reunião para o encaminhamento do empreendimento na Prefeitura. A prefeita Helena Hermany está em Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos. Por meio de um vídeo, ela disse estar entusiasmada com o projeto e feliz pelo grupo ter acolhido a cidade. “A vinda do hotel Ibis é um exemplo deste momento de modernização pelo qual passa o nosso município. O olhar dos investidores se volta para nós porque somos uma cidade pujante.”
Com o lançamento do projeto ainda neste ano, o Grupo Accor quer se familiarizar com os santa-cruzenses. A marca pretende estar presente durante a 39ª Oktoberfest.

A rede trabalha com três linhas de hotel. O prédio que será construído em Santa Cruz será no formato condo-hotel, o tradicional Ibis vermelho, no qual o empreendimento une os setores imobiliário e hoteleiro, com unidades autônomas adquiridas por diferentes compradores e com escritura definitiva. A cidade de Santa Maria também irá receber uma unidade.

LEIA TAMBÉM: Quiosque da Praça fica próximo de reabrir; veja detalhes

Publicidade

Condo-hotel

O hotel Ibis em Santa Cruz será no modelo condo-hotel. O modelo é apontado como uma evolução dos flats em termos mercadológicos e comerciais. É um empreendimento de uso comercial em que cada quarto é vendido para um adquirente diferente, estruturado legalmente sob a forma de condomínio. Os quartos são vendidos de forma individual a diferentes compradores e todos, obrigatoriamente, são destinados à operação hoteleira por meio de um pool de locação/arrendamento a ser firmado com uma operadora hoteleira.

Um condo-hotel é diferente de um flat ou de um apart-hotel. Nestes últimos, o proprietário pode residir ou locar sua unidade de forma independente, mas não concorrente com a exploração hoteleira, o que poderá levar a um conflito de interesses entre os residentes e participantes do pool de locação e tornar o flat ou o apart-hotel menos adequado àqueles proprietários que têm foco na renda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.