O IBGE iniciou nessa quinta-feira, 4, testes para o Censo Demográfico 2022 em localidades nas 27 unidades estaduais. Serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais. Esse grande teste nacional pretende mobilizar a sociedade para responder ao Censo, que visitará os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros, em todo o país, a partir de junho do próximo ano.
No Rio Grande do Sul, a localidade escolhida é o bairro Jardim Estalagem, em Viamão. O lançamento, realizado na manhã do dia 4, em frente a Unidade Básica de Saúde Estalagem, contou com a presença do diretor de Geociências do IBGE, Cláudio Stenner; do chefe da unidade estadual do IBGE, José Renato Braga de Almeida; do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, entre outras autoridades.
“O Censo é talvez a pesquisa mais fundamental para um país. É ela que diz a quantidade de pessoas e as características dessas pessoas, e vai além disso: diz como são os domicílios, se tem água, se tem esgoto, se tem parede, se é de madeira. Então, é a pesquisa basilar de uma série de políticas públicas e para o investimento privado”, destacou o diretor de Geociências do IBGE, que veio do Rio de Janeiro especialmente para este teste no Rio Grande do Sul.
Publicidade
“Escolhemos o Jardim Estalagem pela proximidade com Porto Alegre e pelo alto grau de vacinação do município de Viamão. O trabalho do IBGE é de porta em porta, como nós dizemos, um trabalho onde o contato com o morador é fundamental, estamos há quase dois anos em uma pandemia e nos afastamos um pouco disto, então esse evento também marca essa retomada da nossa atividade presencial”, afirmou o chefe da unidade estadual do IBGE. “Queria desde já agradecer os moradores do Jardim Estalagem pela acolhida”, complementou José Renato Braga de Almeida.
LEIA TAMBÉM: Pesquisas do IBGE vão abranger mais de 500 empresas da área de Santa Cruz
O prefeito Valdir Bonatto enfatizou a importância das informações do IBGE para o município. “Temos obrigação de até 2024 colocarmos equipamentos públicos à disposição para atender 50% das crianças de 0 a 3 anos de idade de Viamão. Então nós precisamos saber quantas são estas crianças”, exemplificou.
Publicidade
Até o dia 19 de novembro, nove recenseadores percorrerão cada domicílio do bairro para aplicar o questionário do Censo junto aos moradores. A estimativa é de que sejam percorridos cerca de 1,2 mil domicílios. Serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas) para verificação das perguntas, entre elas, a que trata da presença de pessoas com autismo no domicílio, tema incluído no questionário do Censo, conforme a Lei 13.861/2019. Além das entrevistas presenciais, moradores poderão responder as perguntas pela internet ou por telefone.
Desde o dia 29 de outubro já vem sendo realizada a pesquisa urbanística do Entorno, que antecede ao Censo propriamente dito e coleta informações sobre a infraestrutura urbana, como iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, pontos de ônibus, acessibilidade urbana e arborização. Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário. O teste em Viamão envolve 15 profissionais do IBGE, além de 33 observadores que levarão as experiências para as demais regiões do Estado e de três observadores da sede do Instituto no Rio de Janeiro.
Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar o DMC, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido.
Publicidade
A coleta será feita por cerca de 250 recenseadores tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC) – quanto em localidades distantes dos grandes centros urbanos – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (AM), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (SC). O destino turístico de Amaralina, em Salvador (BA), também está na lista.
O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, participou do evento de lançamento do teste no município de Jardim Olinda, no Paraná. Já em São Paulo, o teste ocorre no bairro Prosperidade, no município de São Caetano do Sul, e o lançamento contou com a presença do diretor de Pesquisas, Cimar Azeredo.
LEIA TAMBÉM: Taxa de desemprego fica em 13,7% no trimestre até julho, revela IBGE
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.