Esportes

Hugo Calderano bate francês e vai às quartas de final do tênis de mesa

Hugo Calderano está nas quartas de final do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, muito perto da disputa por medalhas. Nesta quarta-feira, 31, na Arena 4 Paris Sul, superou uma das promessas francesas, Alexis Lebrun, e a inflamada torcida local, por 4 sets a 1, de virada, parciais de 3/11, 11/5, 11/6, 11/3 e 11/8. Com a queda do chinês Wang Chuqin, número 1 do mundo, o brasileiro agora assume o favoritismo do lado de sua chave para chegar à decisão.

Sexto colocado do mundo, Calderano volta à quadra nesta quinta-feira, diante do sul-coreano Jang Woo-Jin, de quem ganhou nas oitavas nos Jogos de Tóquio, disputados em 2021, em grande embate e 4 a 3 no fim, mas na qual acabou derrotado por 3 a 0 na disputa por equipes. Woo-Jin passou pelo japonês Shunsuke Togami, com 11/7, 18/16, 12/10 e 11/9.

LEIA MAIS: Ana Sátila disputa medalha no C1 da canoagem slalom

Publicidade

Calderano entrou na Arena 4 Paris Sul diante de um empolgado adversário e com a torcida francesa inflamada e com o reforço do ídolo Zinedine Zidane nas arquibancadas. No jogo anterior, o sétimo do dia, o irmão de Lebrun, Félix, somou gigante triunfo por 4 a 3 sobre o veterano e experiente alemão Dimitrij Ovtcharov.

Na mesma mesa do jogo anterior, o brasileiro começou cometendo erros e ficando com 6 a 1 de desvantagem após bola para fora. A agressividade do oponente parecia incomodar o favorita, que não conseguiu acertar nada no primeiro set, superado por 11 a 3.

LEIA MAIS: Brasil vai disputar classificação contra o Japão no basquete masculino

Publicidade

Após conversa com seu treinador, o francês Jean-René Mounie, Calderano voltou mais concentrado no segundo set e foi logo abrindo 4 a 0, dando uma “esfriada” no ânimo da torcida pelo 16º do mundo. Mas errou um saque e duas bolas seguidas e permitiu que o rival encostasse com 6 a 4. Sem ameaças, empatou com 11 a 5.

Apostando na força, o francês tentou frear o embalo de Calderano abrindo logo 2 a 0 no terceiro set. Parou por aí. O brasileiro não se intimidou e logo virou, para 5 a 3. O local não conseguia devolver o saque, mostrou irritação e acabou levando a virada na partida com 11 a 6.

LEIA MAIS: Bala Loka melhora pontuação na final e fica em 6ª lugar no BMX freestyle

Publicidade

Totalmente dominante, Calderano largou bem no quarto set, com 2 a 0 e depois 6 a 3. Alexis já havia pedido tempo e a todo momento olhava para seu técnico para saber o que fazer diante de tamanha superioridade verde e amarelo. Sem esboçar reação, perdeu nova parcial, agora por 11 a 3.

Bastava manter a superioridade para Calderano se garantir nas quartas e ganhar pela terceira vez de Alexis. E o desempenho seguiu em altíssimo nível, logo abrindo 4 a 1. O francês partiu para o tudo ou nada e encostou, com 8 a 7 após três pontos seguidos. O brasileiro pediu tempo para quebrar o crescimento do adversário. Voltou com tudo e fechou em 11 a 8.

LEIA MAIS: Handebol feminino do Brasil ainda segue com chances de classificação

Publicidade

Melhor do mundo eliminado

A grande surpresa das oitavas, contudo, foi a eliminação do chinês Wang Chuqin, número 1 do mundo e principal favorito ao ouro, diante do sueco Truls Moregard, o 26º do ranking, parciais de 12/10, 11/7, 5/11, 7/11, 11/9 e 11/6 logo na abertura do dia.

Moregard fechou a partida com uma bola na quina da mesa não devolvida pelo adversário. Aplaudido por seu treinador, o mesa-tenista mostrou-se bastante perplexo com o feito. Jogou a raquete, colocou as mãos na cabeça e se jogou ao chão, sem saber como celebrar a grande vitória da carreira. Foram alguns segundos de êxtase e cara de assustado.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.