Categories: Regional

HSC tem avaliação máxima em segurança do paciente

O Relatório de Autoavaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2019, desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classificou o Hospital Santa Cruz como instituição de Alta Adesão às Práticas de Segurança do Paciente. O resultado da avaliação, realizada em hospitais prioritários de todo o País com leitos de UTI, foi publicado no dia 31 de janeiro.

A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, sendo amplamente discutida em todo o mundo por conta da sua importância para os pacientes, familiares, gestores e profissionais de saúde. Consiste em estimular a adoção de práticas seguras, promovendo a cultura da segurança e enfatizando a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

Desde 2016, a Anvisa, em parceria com as coordenações estaduais, distrital e municipais de segurança do paciente, vem mo nitorando os dados resultantes da aplicação anual da Autovaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de UTI. Este instrumento permite um diagnóstico envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa número 36/2013. Ela institui as ações de segurança do paciente em serviços de saúde. As informações coletadas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional.

Publicidade

As avaliações do relatório de 2019 foram feitas entre os meses de abril e agosto por meio de formulário eletrônico preenchido pelos hospitais com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal, totalizando 1.255 formulários. Dentre os dados analisados estão a presença formal na instituição de um núcleo de segurança do paciente, planos de segurança implantados, infraestrutura e materiais disponíveis e protocolos de segurança.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.