A redução de 63% no índice de superlotação na urgência e emergência foi uma das melhorias obtidas pelo Hospital Santa Cruz (HSC) por meio do projeto Lean nas Emergências, que encerrou oficialmente a primeira fase de execução no dia 31 de outubro. Nessa data, os resultados foram apresentados ao público interno do hospital, que foi uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e aprovadas nas comissões intergestores bipartites (CIBs) estaduais, para integrar o projeto em 2022/2023.
O objetivo do Lean nas Emergências é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, por meio da redução no tempo de espera para atendimento médico e no tempo médio de permanência, entre outras ações de aprimoramento na área de gestão. A primeira fase, de implementação, tem duração média de seis meses, com visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Após esse período, o hospital é monitorado por mais seis meses para a sustentação dos resultados.
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Outro índice que apresentou melhoria no HSC por meio do projeto foi o tempo de permanência do paciente na emergência, que reduziu em 50%. Nos casos que exigiram internação, a redução foi de 44%. Conforme o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes, um dos responsáveis pela execução do projeto na instituição, estes fatores influenciaram diretamente na redução do índice de superlotação e, consequentemente, na melhoria da qualidade do atendimento. “O Lean possibilitou revisar todos os processos do Hospital, observando excessos, desperdícios e perdas, implantando uma cultura de melhoria contínua”, explica.
“O aprimoramento da gestão permite racionalizar recursos e padronizar atividades para, assim, qualificar ainda mais os serviços agregando valor aos pacientes”, complementa. Para atingir estes resultados foram implementadas no HSC metodologias visuais que têm como objetivo ampliar o giro de leitos, como o Huddle e o Kanban, e a reorganização das salas e dos fluxos.
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O convite para a atividade que marcou o encerramento da primeira fase do projeto foi estendido à Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, à 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e ao Conselho Municipal de Saúde. Os resultados também foram apresentados em Porto Alegre para a Regulação Estadual de Leitos e à Regulação do Samu.
O Projeto
O Lean nas Emergências teve início em agosto de 2017 com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), quando atuou em seis instituições públicas de saúde, no chamado Ciclo 0 do projeto. Na oportunidade, os hospitais foram treinados e apoiados na implementação de melhorias para garantir eficiência nos processos. A iniciativa é do Ministério da Saúde, executada de forma colaborativa pelos hospitais A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
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No início de 2022, o Lean nas Emergências encerrou o Quinto Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas. O projeto ganhou reforços em 2022 e passa a atuar no modelo colaborativo com a adesão da BP e do HMV. Até o fim de 2023, a meta é atender 160 hospitais do sistema público de saúde. Para a execução, os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta de médicos e especialistas em processos.
O método Lean
Também conhecido como método enxuto, esse conceito surgiu no Japão, após a Segunda Guerra, e busca eliminar os desperdícios, em diversos níveis, dentro das empresas. Seja nos processos, gestão, administrativo, produção e outras áreas, a Metodologia Lean é usada para lidar com os problemas de forma sistêmica e otimizar vários pontos em um negócio. Tudo aquilo que não é estritamente necessário é visto como excesso, que pode ser eliminado. Esse processo é feito de forma contínua dentro da organização, identificando e cortando todos os desperdícios para aumentar os resultados, entregando mais valor aos clientes.
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