Categories: Regional

HSC promove ações de prevenção ao suicídio

O Grupo de Trabalho em Tentativa de Suicídio e Situações de Violência do Hospital Santa Cruz (HSC), em parceria com o Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da Instituição, promoveu algumas ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado a campanhas de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Do dia 17 a 21 foram realizados bate-papos nas portas de entrada da casa de saúde, além da participação do grupo na Feira de Saúde da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho do Hospital, há duas semanas.

Nos dias 18, 21 e 24 de setembro também foram realizadas rodas de conversa mediadas por Pâmela Cristina Flores, do Centro de Valorização da Vida (CVV). A atividade ocorreu na sala de reuniões do HSC em diferentes turnos. O Grupo de Trabalho em Tentativa de Suicídio e Situações de Violência é composto por funcionários, estagiários e residentes do Hospital e conta ainda com o apoio do Serviço Integrado de Atendimento Psicossocial (Siap) da Instituição.

Informações Importantes
Fique alerta aos seguintes sinais:
– Falar que se sente inútil, “peso” para os outros e que não vê sentido na vida;
– Não ter planos para a vida e sim para após a morte (deixar tudo organizado);
– Falas que tenham conteúdo de despedida;
– Falta de cuidados consigo próprio, por exemplo: deixar de tomar os medicamentos;
– Mudança de comportamento. Isolamento da família e amigos ou inexistência destes;
– Sentir-se muito desanimado;
– Tentativas de suicídio anteriores ou casos de suicídios com familiares;
– Doenças graves ou que provoquem muita dor.

Publicidade

Caso perceba algum destes sinais, ofereça apoio, fale da importância de buscar ajuda especializada e comunique imediatamente ao profissional de saúde mais próximo.

Locais para buscar ajuda e telefones úteis:
Hospitais e Postos de Saúde de referência
CVV (Centro de Valorização da Vida): 3717-3285 (188 – ligação gratuita)
Samu: 192 / CAPS II: 3713-3077 / CAPS IA: 3711-2079 / CAPS AD: 3713-3103 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.