Desde 2004, o Hospital Santa Cruz oferece o serviço de reabilitação cardiorrespiratória. Normalmente, os atendimentos são realizados em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica ou com alguma cardiopatia. Desde julho, no entanto, pessoas que tiveram a Covid-19 também podem contar com o serviço.
De acordo com a professora do Curso de Fisioterapia da Unisc e pesquisadora, Andréa Gonçalves da Silva, houve uma demanda de alguns pacientes que tiveram o novo coronavírus e necessitaram de auxílio para a plena recuperação. “Essas pessoas precisaram de atendimento pós-alta hospitalar em função das complicações respiratórias e da capacidade funcional. Até quem se recuperou em casa buscou esse atendimento.”
LEIA TAMBÉM: Pesquisa na região avança e resultados devem sair ainda nesta semana
Publicidade
Conforme a responsável pelo serviço de reabilitação cardiorrespiratória do HSC, Renata Trimer, mesmo pacientes que não necessitaram de internação durante o tratamento da Covid-19 podem apresentar dificuldades para retomar a rotina. “Eles relatam como se toda a atividade que fazem no dia a dia gerasse cansaço e, na maioria das vezes, dor muscular. É como se fosse feita uma grande quantidade de exercícios e se tem queixas sobre a condição respiratória.”
LEIA TAMBÉM: HSC recebe R$ 1,5 milhão em novos repasses de emendas parlamentares
De acordo com a fisioterapeuta Andrea Silva, interessados no serviço de reabilitação cardiorrespiratória do Hospital Santa Cruz podem fazer contato pelo telefone (51) 3713-7387. Ela explica que há possibilidade de atendimento particular, por convênio e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde que haja encaminhamento de um médico.
Publicidade
Desde que passou a oferecer atendimento para pessoas em recuperação da Covid, o serviço já recebeu nove pacientes. Desses, seis seguem com as atividades. Há ainda outras duas pessoas que vão ingressar na reabilitação.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.