Quem pretende vir a Santa Cruz do Sul para participar ou assistir aos eventos esportivos do fim de semana e não havia feito reserva pode ter problemas para encontrar hospedagem. Isso porque já não há mais vagas nos principais hotéis do município para esse período. Além da Stock Car e outras categorias do automobilismo que vão competir no Autódromo Internacional, no domingo será haverá a 15ª Rústica e a 4ª Meia Maratona de Santa Cruz. Para dar conta de toda essa demanda, os hotéis adiantam os preparativos e alteram o cronograma de trabalho.
LEIA TAMBÉM: Comissão incentiva moradores a disponibilizarem imóveis para turistas na 37ª Oktoberfest
“Temos muita procura. Se tivéssemos mais 50 apartamentos, acho que também estariam todos ocupados”, afirma Giovana Lau, do Hotel Águas Claras. Segundo ela, a maior razão disso é mesmo a Stock Car, evento que sempre movimentou a rede hoteleira. Em 2022, entretanto, a demanda está ainda maior. Santa Cruz é o único município do interior do Rio Grande do Sul a receber corridas do circuito. A outra etapa gaúcha é sediada no Velopark, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Publicidade
Quando há lotação, o hotel precisa adotar uma série de medidas para garantir a boa experiência dos hóspedes e o funcionamento adequado de todos os serviços. Para tanto, Giovana explica que todos os colaboradores permanecem em sobreaviso para eventuais necessidades. Além disso, um maior número de atendentes é necessário na recepção para registrar as entradas e saídas e também o transporte das bagagens para os quartos. “É um período de intenso movimento, e toda a nossa equipe precisa estar a postos para atender.”
Outra mudança percebida pelo setor de hotéis neste ano foi a antecipação da procura. De acordo com Erick Müller, do Hotel Santa Cruz, tão logo o cronograma das provas foi lançado, os interessados já fizeram a reserva das acomodações. Ele relata que o estabelecimento também precisa readequar a escala de trabalho dos funcionários para dar conta dos atendimentos, organização e higienização dos ambientes. Ainda assim, apesar da lotação, a rotina segue normal para todos os hóspedes.
LEIA TAMBÉM: Rústica e Meia Maratona: veja dicas de especialistas para garantir o melhor desempenho
Publicidade
O esgotamento das vagas nos hotéis não ocorre somente pelos espectadores que vêm de todas as partes do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados para acompanhar as corridas. A Stock Car é composta por 17 equipes e 40 pilotos. Cada uma delas tem um grande número de mecânicos, engenheiros, técnicos e outros profissionais responsáveis pela manutenção dos carros, estruturas e outras atividades. Além disso, chegam a Santa Cruz os integrantes da imprensa que fazem a transmissão e cobertura do evento.
“Temos pessoas da organização da prova que já estão aqui há dez dias. Depois das corridas, elas ainda permanecem mais um tempo para a desmontagem”, informa Paula Kling Rodrigues, gerente do Aquarius Flat Hotel. Conforme explica, essa mudança na rotina ocorre sempre que o município sedia a Stock Car e por isso o estabelecimento já estava preparado. Ainda assim, não é um período normal e novos funcionários já foram contratados, pensando também na Oktoberfest e outros eventos. “A nossa equipe já está montada dentro da nossa necessidade.”
LEIA TAMBÉM: Novo asfalto de Santa Cruz do Sul será desafio para os freios
Publicidade
No Charrua Hotel, também não há mais vagas para o fim de semana. Com 100% de ocupação e muita procura, a gerência chegou a elaborar uma lista de espera para tentar alguns encaixes. A gerente Cristiane Holanda, no entanto, não acredita em desistências nesse período. “Temos ainda outros eventos até o fim do ano que não têm tanto nome como a Stock Car, mas que também geram grande quantidade de reservas.”
O setor de hotelaria foi um dos mais afetados pelas limitações provocadas pela pandemia de Covid-19. Além do fechamento total ou parcial de muitas atrações turísticas, houve queda na oferta de linhas aéreas e de ônibus em 2020 e 2021. Tudo isso, somado às restrições na disponibilidade de quartos, provocou demissões em massa e até o fechamento de alguns hotéis. Agora, o cenário é de retomada gradual da ocupação conforme o calendário de eventos. “É difícil comparar o antes e o depois da pandemia. Agora são novos momentos e novos focos também”, afirma Paula Kling Rodrigues, do Aquarius Flat Hotel.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.