ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Hotéis de Santa Cruz estão lotados para o fim de semana

Hotéis vivem expectativa de bons resultados com a volta dos eventos em Santa Cruz do Sul após o período de restrições

Quem pretende vir a Santa Cruz do Sul para participar ou assistir aos eventos esportivos do fim de semana e não havia feito reserva pode ter problemas para encontrar hospedagem. Isso porque já não há mais vagas nos principais hotéis do município para esse período. Além da Stock Car e outras categorias do automobilismo que vão competir no Autódromo Internacional, no domingo será haverá a 15ª Rústica e a 4ª Meia Maratona de Santa Cruz. Para dar conta de toda essa demanda, os hotéis adiantam os preparativos e alteram o cronograma de trabalho.

LEIA TAMBÉM: Comissão incentiva moradores a disponibilizarem imóveis para turistas na 37ª Oktoberfest

Publicidade

“Temos muita procura. Se tivéssemos mais 50 apartamentos, acho que também estariam todos ocupados”, afirma Giovana Lau, do Hotel Águas Claras. Segundo ela, a maior razão disso é mesmo a Stock Car, evento que sempre movimentou a rede hoteleira. Em 2022, entretanto, a demanda está ainda maior. Santa Cruz é o único município do interior do Rio Grande do Sul a receber corridas do circuito. A outra etapa gaúcha é sediada no Velopark, em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Publicidade

Quando há lotação, o hotel precisa adotar uma série de medidas para garantir a boa experiência dos hóspedes e o funcionamento adequado de todos os serviços. Para tanto, Giovana explica que todos os colaboradores permanecem em sobreaviso para eventuais necessidades. Além disso, um maior número de atendentes é necessário na recepção para registrar as entradas e saídas e também o transporte das bagagens para os quartos. “É um período de intenso movimento, e toda a nossa equipe precisa estar a postos para atender.”

Outra mudança percebida pelo setor de hotéis neste ano foi a antecipação da procura. De acordo com Erick Müller, do Hotel Santa Cruz, tão logo o cronograma das provas foi lançado, os interessados já fizeram a reserva das acomodações. Ele relata que o estabelecimento também precisa readequar a escala de trabalho dos funcionários para dar conta dos atendimentos, organização e higienização dos ambientes. Ainda assim, apesar da lotação, a rotina segue normal para todos os hóspedes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rústica e Meia Maratona: veja dicas de especialistas para garantir o melhor desempenho

Publicidade

Integrantes das equipes somam grande número

O esgotamento das vagas nos hotéis não ocorre somente pelos espectadores que vêm de todas as partes do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados para acompanhar as corridas. A Stock Car é composta por 17 equipes e 40 pilotos. Cada uma delas tem um grande número de mecânicos, engenheiros, técnicos e outros profissionais responsáveis pela manutenção dos carros, estruturas e outras atividades. Além disso, chegam a Santa Cruz os integrantes da imprensa que fazem a transmissão e cobertura do evento.

“Temos pessoas da organização da prova que já estão aqui há dez dias. Depois das corridas, elas ainda permanecem mais um tempo para a desmontagem”, informa Paula Kling Rodrigues, gerente do Aquarius Flat Hotel. Conforme explica, essa mudança na rotina ocorre sempre que o município sedia a Stock Car e por isso o estabelecimento já estava preparado. Ainda assim, não é um período normal e novos funcionários já foram contratados, pensando também na Oktoberfest e outros eventos. “A nossa equipe já está montada dentro da nossa necessidade.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Novo asfalto de Santa Cruz do Sul será desafio para os freios

Publicidade

No Charrua Hotel, também não há mais vagas para o fim de semana. Com 100% de ocupação e muita procura, a gerência chegou a elaborar uma lista de espera para tentar alguns encaixes. A gerente Cristiane Holanda, no entanto, não acredita em desistências nesse período. “Temos ainda outros eventos até o fim do ano que não têm tanto nome como a Stock Car, mas que também geram grande quantidade de reservas.”

Retomada

O setor de hotelaria foi um dos mais afetados pelas limitações provocadas pela pandemia de Covid-19. Além do fechamento total ou parcial de muitas atrações turísticas, houve queda na oferta de linhas aéreas e de ônibus em 2020 e 2021. Tudo isso, somado às restrições na disponibilidade de quartos, provocou demissões em massa e até o fechamento de alguns hotéis. Agora, o cenário é de retomada gradual da ocupação conforme o calendário de eventos. “É difícil comparar o antes e o depois da pandemia. Agora são novos momentos e novos focos também”, afirma Paula Kling Rodrigues, do Aquarius Flat Hotel.

Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta