A partir desta segunda-feira, 4, o Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul, voltará a funcionar 24 horas por dia. A retomada do atendimento em tempo integral no espaço foi anunciada agora à tarde, em um ato em frente à unidade.
“Governar é fazer escolhas e nós escolhemos fazer esse ato aqui como primeiro ato (do governo) pelo simbolismo, por darmos grande valor para a saúde”, afirmou a prefeita Helena Hermany (PP), que também destacou que a Zona Sul, onde fica a unidade, abriga as pessoas “que mais precisam”.
LEIA MAIS: Saiba quais as metas de Helena para os primeiros 100 dias
Publicidade
A volta do atendimento 24 horas no Hospitalzinho havia sido anunciada como uma das metas de Helena para os primeiros 100 dias de governo. Desde abril de 2017, o espaço recebia pacientes entre as 7 e as 23 horas. A alegação era a falta de demanda.
Questionada sobre o impacto da medida no orçamento municipal, a prefeita afirmou que o impacto é “insignificante”, se comparado à importância do serviço oferecido. “A vida não tem preço. Não interessa quanto custa. Mas garanto que o impacto é muito insignificante, perto da grandeza desse gesto, desse atendimento. Se salvarmos uma vida, já valeu a pena. E se não precisarmos salvar vidas, vale a pena pela tranquilidade das pessoas.”
A diretora operacional do Hospital Ana Nery – que administra o Hospitalzinho em parceria com a Prefeitura –, Sandra Mara Weiler, afirmou que a extensão do horário na unidade permite que mais pacientes sejam atendidos e evita que as pessoas precisem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em casos de urgência à noite.
Publicidade
LEIA MAIS: Helena Hermany anuncia novo coordenador da Defesa Civil
Além disso, o funcionamento do Hospitalzinho em tempo integral evita deslocamentos. “Quando o paciente necessitava de atendimento ou precisava ficar em observação, ele precisava de deslocamento até a UPA, quando adulto, ou até o Cemai, quando paciente pediátrico, sendo que aqui no Hospitalzinho nós temos leitos suficientes para dar o atendimento, evitando desgaste e transtorno do paciente e da família nesse deslocamento”, explicou Sandra.
Segundo ela, a unidade atende, atualmente, 95 pacientes a cada dia, em média – número que deve crescer, com a ampliação do horário. Para o atendimento noturno, dez novos profissionais foram acrescidos ao quadro do Hospitalzinho e as escalas de médicos foram reorganizadas.
Publicidade
LEIA MAIS: Hospitalzinho vai retomar atendimento 24 horas em Santa Cruz