O Hospital Veterinário, mantido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), contabilizou 1.948 atendimentos gerais em 2023. Destes, 1.255 foram gratuitos, por meio do convênio com a Prefeitura, para beneficiar tutores de baixa renda, protetores independentes e organizações não governamentais.
A médica-veterinária e coordenadora do hospital, Cláudia Lautert, explicou em entrevista ao jornalista Ronaldo Falkenback, na Rádio Gazeta 107,9 FM, que o ano marcou a chegada aos 5 mil pacientes cadastrados. A maior parte, ressalta, são animais de pequeno porte, em especial os cães, representando 70%. No entanto, a estrutura recebe os considerados de grande porte, como equinos, caprinos, ovinos, suínos, e os pets não convencionais, como hamster, porquinho da índia e coelhos, que aparecem em quantidade menor, mas de forma contínua.
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Cláudia conta que poucos dos atendimentos são para a realização de checkup, tendo destaque aqueles com fraturas, resultado de atropelamentos. “Temos outros com remoção de tumores, muitos causados pela vacina anticio. Até por isso, temos trabalhado, ao longo dos anos, tanto nas disciplinas quanto nos projetos de extensão, para a conscientização das pessoas para que façam a castração”, acrescenta.
Os profissionais da Medicina Veterinária têm buscado, cada vez mais, especialização para atendimento de determinados animais. “O veterinário que atua de forma geral vai até um momento, depois encaminha para um profissional especializado. Hoje, o hospital conta com 13 especialidades”, frisa Cláudia.
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Somente em 2023, foram feitos 180 atendimentos nessas áreas específicas, casos como ortopedia, neurologia, oncologia e dermatologia. A instituição busca habilitação para o atendimento de animais silvestres. Atualmente, não podem ser recebidos os que não forem legalmente registrados por alguma pessoa no Ibama.
“Esses animais são recebidos somente via Secretaria do Meio Ambiente. Ainda está em processo a documentação com o Centro de Atendimento Emergencial, que requer burocracia maior”, explica a coordenadora. A estrutura, no entanto, já está garantida.
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Um diferencial que tem sido intensificado é a recepção aos felinos. Para isso, iniciou-se um curso de manejo catfriendly, que orienta e apresenta a necessidade de espaços específicos, com ambientação para tornar mais tranquila possível a estada dos bichos. Isso demanda qualificação da equipe, desde a recepção até o aluno, que auxiliará no atendimento.
Outro ponto positivo, reforça Cláudia, diz respeito aos animais de grande porte, como equinos. Se houver dificuldade para o deslocamento, a equipe vai até o domicílio. Para isso, entretanto, é necessário contato pelo telefone ou WhatsApp (3715 7555). Em casos de emergência não é necessário agendamento, nos demais, precisa contatar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
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