Desde outubro de 2020, a população de Santa Cruz do Sul e região conta com os serviços prestados pelo Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, foram realizados 3.980 atendimentos (consultas, exames e procedimentos cirúrgicos). Desses, 607 foram particulares, 202 castrações para o município de Vera Cruz e 3.171 atendimentos gratuitos para tutores de baixa renda, protetores independentes e ONG’s, a partir de convênio com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
A médica veterinária e gestora do hospital veterinário, Cláudia Lautert, esclarece alguns pontos importantes sobre o funcionamento do espaço:
Atendimento privado e público
O Hospital Veterinário atende de forma particular. São realizados todos os tipos de procedimentos necessários como exames, cirurgias e aplicação de vacina. O local tem três veterinários fixos, 13 colaboradores especialistas e plantonistas, quatro médicos veterinários docentes do curso, uma técnica de laboratórios, uma técnica em radiologia, uma farmacêutica e uma auxiliar veterinária.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O coração do seu pet está saudável? Confira alguns cuidados
Embora muitas pessoas confundam que o hospital veterinário faça apenas atendimentos gratuitos por conta da parceria que existe com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Cláudia explica que o atendimento sem custos acontece com alguns requisitos. “Para obtenção do atendimento gratuito junto ao HV é necessário que o tutor comprove a baixa renda, de até um salário mínimo, diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMMASS), localizada na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, 333, no Bairro Santo Inácio”, diz. O telefone para contato da secretaria é o (51) 3690-4151.
Localização
Outro ponto que gera discussão é a localização do hospital, às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, afastado do perímetro urbano de Santa Cruz. A gestora salienta que a localização é uma necessidade, pois há atendimentos para animais de pequeno, médio e grande porte. “Estamos longe do perímetro urbano, assim como os demais hospitais veterinários, devido ao trânsito de animais de grande porte (equinos e bovinos, por exemplo), que também são atendidos na rotina hospitalar. E, devido à legislação, não é permitido este fluxo em via urbana”, explica.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira dicas importantes para manter a saúde dos pets em dia
Alunos realizam procedimentos?
Esse é um ponto que muitas vezes preocupa os tutores dos animais – de deixar o seu pet aos cuidados de um estudante, por exemplo. Embora seja um Hospital Escola, todos os procedimentos são supervisionados por um médico veterinário. “Além do atendimento à população em geral, também é um cenário de aprendizagem para acadêmicos do curso. Mas nenhum atendimento ou procedimento é realizado sem a supervisão e orientação de um médico veterinário. Ainda, a consulta ou procedimento só ocorrerá em momento de aula se houver permissão do tutor, caso contrário, é realizada na rotina normal do hospital”, destaca Cláudia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!