ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Hospital Veterinário da Unisc é referência em tratamento oncológico

Estrutura mantida pela Unisc foi inaugurada em 2020 e funciona em um prédio localizado às margens da RSC-287, em Pinheiral

Inaugurado em agosto de 2020, com início dos atendimentos em outubro do mesmo ano, o Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa dois anos como referência em atendimento veterinário e infraestrutura. Em 2022, já foram realizados 5.790 atendimentos, uma média de 32 por dia, tanto para animais de pequenos como para grande porte. Além disso, o espaço agora realiza tratamento oncológico.

LEIA TAMBÉM: Hospital Veterinário promove campanha de vacinação contra a raiva

Publicidade

Para este tipo de serviço, há desde sala para manipulação dos quimioterápicos, o que garante uma maior segurança aos profissionais, até espaço para internação própria para os pacientes que são encaminhados para quimioterapia, visto que muitas vezes possuem a imunidade comprometida. “Contamos também com uma equipe multidisciplinar, desde farmacêuticos, médicos veterinários capacitados para diagnóstico e tratamento além de cirurgiã capacitada em cirurgias oncológicas e reconstrutivas. Além disso, temos uma equipe ampla de colaboradores, de veterinários especializados que prestam serviço e consultorias para nossa equipe”, explica a coordenadora do local e médica veterinária, Cláudia Lautert.

Publicidade

Fox Paulistinha Tom realizou tratamento | Foto: Divulgação

Um dos pacientes que realiza tratamento contra o câncer é o Fox Paulistinha Tom. “O Tom veio ao hospital com aumento em alguns linfonodos. O diagnóstico foi de Linfoma, feito através de exames, realizados no hospital, de citologia e histopatologia. O tratamento do linfoma envolve basicamente ciclos de quimioterapias semanais, o que muitas vezes exige um comprometimento importante do tutor. Tom faz exames semanais e, além da quimioterapia, utiliza suplementações e terapias adjuvantes para auxiliar no tratamento.”

Claudia ainda fala que existem diversos tipos de câncer em pequenos animais. Em muitos casos o tutor tem como perceber. Uma das neoplasias mais comuns é o câncer de mama. “A palpação das glândulas mamárias é de suma importância para o diagnóstico precoce e, com isso, a garantia de maiores chances de sucesso no tratamento. É importante ressaltar que não existe “muito velho para operar”. Para os “vovôs”, uma equipe de diversas especialidades (como clínicos, anestesistas, patologistas e cirurgiões) dão a segurança que um animal idoso necessita.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Atendimentos no Hospital Veterinário chegam a 5,4 mil desde janeiro

Publicidade

Como são os atendimentos

O Hospital Veterinário atende de forma particular. São realizados todos os tipos de procedimentos necessários como exames, cirurgias e aplicação de vacina. O local tem três veterinários fixos, 13 colaboradores especialistas e plantonistas, quatro médicos veterinários docentes do curso, uma técnica de laboratórios, uma técnica em radiologia, uma farmacêutica e uma auxiliar veterinária.

“Temos atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, além de todo o aparato para exames laboratoriais e diagnóstico por imagem”, complementa Cláudia, enfatizando que o hospital é o único com bloco cirúrgico de grandes animais entre os 23 municípios que compõem o Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP).

Publicidade

Além disso, tem um convênio com a Prefeitura de Santa Cruz para atendimento gratuito em animais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é (51) 3717-7555.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta