Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Entenda a situação

Hospital São Sebastião Mártir emite nota após repercussão da suspensão de consultas pediátricas particulares

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O Hospital São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, emitiu nota nesse domingo, 3, após a repercussão negativa da falta de atendimentos pediátricos na casa de saúde. Conforme o informe emitido pelo hospital, foram suspensas as consultas pediátricas particulares e de convênios, mas “o atendimento de urgências e emergências pediátricas continua normalmente”. Nesta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Venâncio Aires também se manifestou sobre o assunto.

LEIA TAMBÉM: UPA de Venâncio Aires amplia atendimento

A suspensão dos atendimentos particulares leva em conta, segundo a casa de saúde, o pedido dos próprios pediatras, considerando o aumento de fluxo na urgência e emergência e a demanda pela presença dos profissionais nas salas de parto e atendimento das internações. A medida impacta os moradores de Venâncio Aires e também dos municípios vizinhos que têm a instituição como referência, como Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

Publicidade

Segundo a casa de saúde, os atendimentos eletivos pediátricos ficarão suspensos em julho. “Nossa expectativa é que em agosto voltaremos a normalidade do funcionamento do Pronto Atendimento Pediátrico”, disse a instituição na nota. Os atendimentos de urgência e emergência são realizados de acordo com a classificação de risco do Protocolo de Manchester, um método de triagem que classifica os pacientes entre cores, de acordo com a gravidade da situação.

LEIA TAMBÉM: Pacientes com sintomas gripais superlotam setor de pronto atendimento do Hospital São Sebastião Mártir

Leia a nota do Hospital São Sebastião Mártir na íntegra:

Informe Oficial – HSSM

Publicidade

Em vista das últimas situações em relação aos atendimentos pediátricos em nosso Pronto Atendimento, viemos nos posicionar e informar aos venâncio-airenses e demais munícipes da microrregião, que a suspenção temporária da oferta de consultas particulares e de convênios se deu primeiramente por solicitação dos próprios médicos pediatras, e acatada pelo Hospital em razão de garantir a segurança dos pacientes internados e em estado mais grave.
Com isso, informamos que no mês de julho/2022 não haverá consultas pediátricas por nenhum convênio no Pronto Atendimento do HSSM.
Tal decisão se caracteriza pela crescente movimentação de atendimentos no Pronto Atendimento nos últimos meses e a gravidade dos pacientes que chegam em urgência e emergência. Além das salas de parto normal e parto cesariano que necessitam a presença do profissional, bem como as internações que temos também em volume crescente.
O comunicado no dia de hoje, apenas após repercussão da falta de profissional para assistência de convênios e particulares, se configura pela expectativa que o HSSM alimentava de resolver esta situação ainda na primeira semana deste mês, sem que pudesse haver a suspensão do serviço, fato que não se obteve sucesso.
Lembramos ainda que a responsabilidade que cabe ao HSSM, neste momento, é a garantia e manutenção do serviço de Pediatria junto aos partos, pacientes internados e casos graves na urgência e emergência.
Contamos com a compreensão de todos.
Estamos buscando resolver a situação com brevidade para a retomada da oferta do serviço por parte do HSSM. Nossa expectativa é que em agosto voltaremos a normalidade do funcionamento do Pronto Atendimento Pediátrico.
Importante frisar que o atendimento de urgências e emergências pediátricas continua normalmente, com suporte de médico pediatra, mediante classificação de risco conforme o Protocolo de Manchester.

Venâncio Aires, 03 de julho de 2022.

Diretoria do HSSM

Publicidade

Prefeitura também emite nota

Em comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira, 4, a prefeitura de Venâncio Aires destacou que o atendimento pediátrico no SUS nunca parou. “Sejam crianças ou adultos, as emergências são atendidas por médico que avalia imediatamente a necessidade de especialista”, diz um trecho.

Ainda na nota, o Executivo destaca que a interrupção de um serviço particular não cabe interferência da Prefeitura. Veja a nota na íntegra ao lado.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.