Saúde e Bem-estar

Hospital Santa Cruz realiza cirurgia de próstata inédita e inovadora

Um procedimento cirúrgico inovador na área de urologia foi realizado pela primeira vez na região no dia 23 de setembro, no Hospital Santa Cruz (HSC). A cirurgia de enucleação a laser da próstata (Holep) é o que há de mais moderno para o tratamento minimamente invasivo da hiperplasia benigna da próstata (HBP). Permitindo executar a operação por via uretral, inclusive para próstatas de maior volume, até então tratadas geralmente por cirurgia com corte.

LEIA TAMBÉM: Nova técnica para tratar a próstata aumentada está disponível a pacientes

No total, três cirurgias de Holep foram realizadas nesse dia pela equipe de urologia que atua no HSC, composta pelos médicos Alexandre Agra, Paulo Laste e Sandro Laste. Os procedimentos tiveram a participação do médico convidado Eduardo Terra Lucas, urologista de Porto Alegre.

Publicidade

Os médicos destacam que, além de ser minimamente invasiva, a técnica proporciona ao paciente menor tempo de internação e menor tempo de uso de sonda vesical no pós-operatório, o que permite retorno mais rápido às atividades diárias. Ainda salientam que, por retirar maior volume de tecido prostático do que a cirurgia de RTU (raspagem da próstata), a taxa de recidiva da doença é menor do que na técnica convencional.

LEIA TAMBÉM: Cuidados com a saúde do homem ainda são tabus; confira dicas para mudar esse cenário

O aparelho utilizado para aplicação da técnica foi adquirido no primeiro semestre e permite mais qualidade e rapidez nos procedimentos. No Estado, segundo os médicos, a Holep era realizada apenas em Porto Alegre e Caxias do Sul. Além disso, explicam que o equipamento pode ser usado em outros tratamentos da área de urologia, como os cálculos renais. A equipe médica destaca que agora existe tecnologia em Santa Cruz do Sul, beneficiando pacientes de toda a região.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.