A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Santa Cruz (HSC) participou recentemente de dois eventos sobre o tema. No dia 30 de março, o enfermeiro do Hospital São Lucas da PUC/RS e da Organização de Procura de Órgãos (OPO2/RS – PoA), Dagoberto Rocha, ministrou uma palestra sobre Entrevista Familiar, buscando qualificar os integrantes da Comissão no processo da abordagem familiar. A atividade ocorreu na sala de reuniões do Hospital.
Já no dia 15 de abril a Instituição esteve presente no Hospital Ana Nery para participar, junto com os integrantes da Cihdott daquele hospital, de uma capacitação sobre Diagnóstico de Morte Encefálica e o Processo de Doação de Órgãos. A atividade foi ministrada pela enfermeira Adriana Calvi e pelo médico Lucas Mallmann, da Organização de Procura de Órgãos (OPO6/RS – Lajeado).
A Cihdott do HSC gerencia o processo de captação de órgãos na Instituição, detectando possíveis doadores de órgãos e tecidos e viabilizando o diagnóstico de morte encefálica, conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina. A comissão realiza abordagens às famílias de potenciais doadores, esclarecendo sobre a possibilidade da doação de órgãos e tecidos e prestando-lhes apoio psicológico.
Publicidade
O trabalho é articulado com a Central de Transplantes do Estado do Rio Grande Sul e com todas as unidades de recursos diagnósticos necessários para atender aos casos de possível doação. Desenvolve, ainda, ações educativas sobre o funcionamento do programa e a importância do gesto de doar, recebendo apoio institucional principalmente na capacitação de seus membros.
This website uses cookies.