Hospital Santa Cruz é selecionado para o Projeto Lean nas Emergências

Um grupo de profissionais médicos e de enfermagem do Hospital Santa Cruz (HSC) participa na próxima semana, em São Paulo, de uma capacitação do Projeto Lean nas Emergências, do Hospital Beneficência Portuguesa. O HSC foi uma das instituições selecionadas pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e aprovados nas comissões intergestores bipartites (CIBs) estaduais para integrar o projeto em 2022/2023.

O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada de forma colaborativa pelos hospitais A Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. O projeto teve início em agosto de 2017 com o HSL, quando atuou em seis instituições públicas de saúde, no chamado Ciclo 0 do projeto, no qual os hospitais foram treinados e apoiados na implementação de melhorias para garantir eficiência nos processos.

LEIA TAMBÉM: Neurocirurgião realiza dois procedimentos inéditos em Santa Cruz

Publicidade

No início de 2022, o Lean nas Emergências encerrou o 5º Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas. O projeto ganhou reforços em 2022 e passa a atuar no modelo colaborativo com a adesão da BP e do HMV. Até o fim de 2023 a meta é atender 160 hospitais do sistema público de saúde.

As indicações para participação no projeto ocorrem em ciclos, a cada seis meses, e são um consenso entre Ministério da Saúde, Conass, Conasems e aprovados nas CIBs estaduais. Para a execução, os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta de médicos e especialistas em processos.

LEIA MAIS: Saúde registra aumento nos casos de doenças ligadas ao clima em Santa Cruz

Publicidade

Após a seleção dos hospitais, tem início a fase de implementação, na qual uma dupla de profissionais realiza visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria. Essa fase tem a duração de seis meses, em média. Após o término desse período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para a sustentação dos resultados.

Na próxima semana, profissionais do HSC participarão de uma capacitação para o projeto. O grupo é composto pelo diretor médico do Hospital, Leonardo Dorneles de Souza; pela médica coordenadora do pronto atendimento, Barbara Swarowsky Tabach; pela diretora de enfermagem da Instituição, Fernanda Ribeiro Gallisa; e pelos enfermeiros Anderson Barreto de Moraes, Júlia Batista Soares Kulcynski, Michele Beck, Itagira Manfio Somavila e Adalia Ferreira Pinheiro.

LEIA TAMBÉM: Uso de máscara continua obrigatório no Hospital Santa Cruz

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.