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Hospital Santa Cruz conquista Acreditação Hospitalar Nível 2

Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz (HSC) foi certificado com o Nível 2 do principal selo de qualidade nacional concedido às instituições de saúde: a Acreditação Hospitalar. A visita dos avaliadores externos do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes) ocorreu de 21 a 23 de novembro, e o resultado foi homologado nessa sexta-feira, 22, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Com a Acreditação, o Hospital santa Cruz atinge o mais alto patamar de credibilidade para um hospital, garantindo uma gestão eficiente de recursos e harmonia na integração entre os setores e profissionais mediante a adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade assistencial.

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Para ser acreditada, a instituição deve atender a rigoroso conjunto de normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis possíveis de acreditação. Com a conquista do Nível 2, o HSC passa a ser Acreditado Pleno. Isso significa que, além dos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, atestados com a Acreditação Nível 1, a instituição apresenta uma gestão integrada, com processos de melhoria contínua que ocorrem de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.

O anúncio oficial da certificação Nível 2 da Acreditação foi feito primeiramente aos funcionários do HSC, em cerimônia no auditório da Unidade Ambulatorial Acadêmica. Na oportunidade, o diretor-geral Vilmar Thomé agradeceu a todos os funcionários, corpo clínico e demais parceiros de serviços pelo comprometimento e pela dedicação. “Essa conquista diz muito sobre o HSC para toda a comunidade, de que aqui se aplica assistência em saúde com excelência”, salientou Thomé. “É um processo de melhoria contínua na instituição. Com essa avaliação, sabemos também dos aspectos que precisamos melhorar ou aperfeiçoar para o próximo ciclo.”

Certificação: instituição atinge alto patamar de credibilidade para um hospital
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Na avaliação da enfermeira Gilciane Bolzan Wansing, que coordenou o processo de Acreditação Hospitalar no HSC, foi um momento de aprendizado e evolução. O próximo passo, segundo ela, será a busca do nível 3 (Acreditado com Excelência). Nesse caso, além de atender aos níveis 1 e 2, o estabelecimento de saúde precisa demonstrar cultura organizacional de melhoria contínua e efetividade dos resultados institucionais, com maturidade em gestão nos processos assistenciais, de apoio e administrativos.

Segundo o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação por meio da Acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “A Acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores, por meio de visitas periódicas de manutenção”, explicou.

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A metodologia de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua). É uma associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS) e conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países. Fundada em 1999, consolidou-se como a principal acreditação de saúde do País.

Seus manuais são específicos para vários estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, assistência domiciliar, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, câmera hiperbárica e serviços oncológicos. A ONA certifica ainda serviços de apoio, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

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