O Hospital Regional do Vale do Rio Pardo inaugura nesta terça-feira, às 10 horas, o Centro de Materiais e Esterilização (CME), no terceiro andar do prédio em Rio Pardo. A nova estrutura possui área física de 160 metros quadrados, novas bancadas e equipamentos de ponta. O CME contará com dez técnicos e um enfermeiro especializado.
O diretor-geral do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) em Rio Pardo, Régis Marinho, afirma que toda a estrutura do CME foi projetada para adequar o fluxo de entrada e saída de materiais cirúrgicos. “E os processos de esterilização estão em total conformidade com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informa.
Com aporte de R$ 800 mil por parte da Prefeitura, o Centro de Materiais e Esterilização possui estrutura física, mobiliário e equipamentos de última geração, como a lavadora ultrassônica e a autoclave – tecnologia de ponta nesta área, a qual, inclusive, prevê reaproveitamento de água e operação totalmente automatizada. “A estrutura física e técnica garantida pelo CME impacta diretamente na qualidade da assistência em saúde prestada pelo Gamp no hospital, pois possibilita mais agendamentos de cirurgias e procedimentos mais complexos, o que beneficia diretamente a população da região atendida pelo hospital”, observa a diretora assistencial do hospital, Patrícia Silveira.
Publicidade
Atualmente, são realizadas em média 180 cirurgias por mês, principalmente na área de traumatologia, da qual o Hospital Regional é referência nos 13 municípios da região do Vale do Rio Pardo.