Hospital Regional do Vale do Rio Pardo completa oito anos

Referência para 11 municípios de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), o Hospital Regional do Vale do Rio Pardo (HRVRP) completa neste sábado oito anos desde sua implantação. Em 2020, a casa de saúde passou a ser administrada pelo Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

Os serviços oferecidos pelo hospital incluem cirurgias dos tipos geral, traumatológica e obstétrica; ginecologia; maternidade; ambulatório de especialidades; pronto-atendimento 24 horas e exames (laboratório de análises clínicas, raio X, eletrocardiograma, ecografia e tomografia). Os 11 municípios para os quais o Hospital Regional é referência são Rio Pardo, Pantano Grande, Vera Cruz, Candelária, Vale do Sol, Vale Verde, Sinimbu, Passo do Sobrado, Herveiras, Mato Leitão e Gramado Xavier.

O HRVRP se mantém com recursos dos governos estadual e federal, sem cofinanciamento de municípios. Conforme o diretor do IAHCS, Sérgio Ruffini, recentemente foram feitas melhorias no hospital, como adequação e reforma da cozinha e refeitório, redimensionamento de pessoal, reforma do bloco cirúrgico, aquisição de perfurador, aventais de chumbo, aspirador ultrassônico, uniformes para a emergência, padronização conforme resolução da Anvisa e restruturação do Núcleo de Regulação Interna (NIR).

Publicidade

Para manter o ritmo de avanços, melhorias estão sendo feitas no processo interno e na capacitação de colaboradores. Sobre os projetos futuros, Ruffini cita metas como qualificar o serviço de saúde prestado à população, ampliar os serviços, reduzir a fila de espera de cirurgias e tornar o hospital autossustentável. Um sonho que a instituição tem é a implantação de uma UTI, para se colocar em outro patamar e ter condições de maior resolutividade e complexidade, segundo o diretor.

Implantação e polêmica

A proposta para a criação do Hospital de Emergência Regional na estrutura inacabada do Hospital dos Passos, em Rio Pardo, começou a ser discutida na região em 25 de novembro de 2011, quando o então coordenador da 13a CRS, Paulo Gomes, apresentou o projeto durante audiência pública. Em 6 de fevereiro de 2014, o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Pardo anunciaram a implantação do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo.

Em 2020, o HRVRP acabou envolvido em um escândalo de corrupção, que veio à tona com a deflagração da Operação Camilo. Foram apurados crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência. O prejuízo estimado foi de R$ 15 milhões em recursos da saúde.

Publicidade

Depois disso, a gestão do hospital passou para o IAHCS, entidade indicada por um grupo formado por integrantes do governo do Estado e do Ministério Público. No início de dezembro de 2021, a Prefeitura de Rio Pardo informou o repasse de R$ 1 milhão para a casa de saúde.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.