Depois de seis meses de obras e de um investimento de R$ 300 mil, viabilizado por campanhas e pela venda de um imóvel, o Hospital Beneficente Monte Alverne inaugura seu bloco cirúrgico hoje, em solenidade marcada para as 16 horas. Com a reforma, a instituição estará apta a retomar as cirurgias de otorrinolaringologia, área em que é referência no Vale do Rio Pardo desde maio do ano passado. Segundo o coordenador da clínica de otorrino no hospital, enfermeiro Daniel Vendrúscolo, cerca de 280 pacientes aguardam por procedimentos cirúrgicos na região.
Embora a referência em Otorrinolaringologia e Otoneurologia tenha sido transferida do Hospital Candelária para a instituição do interior de Santa Cruz, as cirurgias não estavam sendo realizadas no local. A gerente administrativa, Rosângela Mees Gass, explica que a Vigilância Sanitária Estadual interditou o Centro de Materiais e Esterilização (CME) em razão da necessidade de adequações. “Tivemos que fazer uma reestruturação do Centro Cirúrgico e do Centro de Materiais e Esterilização”. As obras, então, iniciaram em janeiro deste ano e foram concluídas em junho.
Agendamentos
Publicidade
Ainda não há previsão para começarem os agendamentos de cirurgias. Os procedimentos serão retomados somente mediante publicação de portaria do Estado, confirmando a liberação de R$ 48,5 mil mensais, cujo repasse estava suspenso até a aprovação da reforma. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde informou que a Vigilância Sanitária já vistoriou o local e deu parecer positivo. “Na medida que iniciarem as cirurgias, os recursos serão repassados”, afirmou o coordenador adjunto, Mário Colombo Filho.