O Hospital Vera Cruz poderá se tornar nova referência para o atendimento da demanda reprimida de pacientes da região do Vale do Rio Pardo com problemas urológicos. A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, confirmou a informação em reunião com o prefeito Guido Hoff.
Com isso, a Fundação de Saúde Dr. Jacob Blész, mantenedora do estabelecimento de saúde, busca agora as adequações arquitetônicas, por meio do setor de Engenharia do município de Vera Cruz para viabilizar a prestação dos serviços na área, além da habilitação para leitos psiquiátricos e no Programa Porta de Entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente da fundação, Clair Tornquist, afirma que ainda não há previsão sobre o prazo para o hospital obter a habilitação na especialidade. Destaca que a partir de agora será necessário fazer as adequações na estrutura e o encaminhamento do processo com a descrição de todos os procedimentos. Além disso, a medida precisa da aprovação da Comissão de Intergestores Regional da Saúde (CIR).
Publicidade
Clair explica que o hospital também precisa verificar os equipamentos necessários, alguns específicos para a área de urologia, e a equipe médica responsável pelos atendimentos. “Estamos com uma força-tarefa com a administração municipal e a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde para viabilizar o serviço”, afirma, acrescentando que depois ainda será preciso negaciar o contrato para o repasse de recursos do Estado.
Depois do retorno da fundação à gestão da casa de saúde em janeiro – o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, estava na administração do estabelecimento desde 20 de junho de 2018 –, os setores do hospital passam por uma reorganização, com novo responsável técnico. As despesas fixas mensais já foram reduzidas em mais R$ 15 mil. Também houve o fechamento de parcerias com planos de saúde (Pró-Vida, Chimamed, além da Unimed e IPE já existentes), pacotes de cirurgias com médicos particulares e há tratativas com o município de Gramado Xavier para internações e pequenos procedimentos.
O hospital também encaminhou negociação com a distribuidora de energia RGE para ser contemplado com um projeto de energia fotovoltaica, dentro do Programa de Eficiência Energética em estabelecimentos de saúde. O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Rural, Gilson Becker, que integra o comitê de gerenciamento da nova gestão, um dos maiores desafios nos primeiros dias após a troca na administração foi o atendimento. “Sabemos que milhares de pessoas são atendidas todos os meses e a qualidade do serviço tem deixado a população satisfeita com os atendimentos. Estamos realizando um trabalho forte com os colaboradores sobre a importância do bom atendimento e do engajamento”, explica.
Publicidade
Recurso adicional
O secretário municipal de Obras e Desenvolvimento Rural, Gilson Becker, e a presidente da fundação, Clair Tornquist, estiveram terça-feira no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para a assinatura de um termo aditivo de contrato para repasse de recursos relativos a uma portaria do Ministério da Saúde. Os recursos foram liberados para hospitais filantrópicos que prestaram serviços ao SUS em 2018. Com isso, o Hospital Vera Cruz receberá R$ 19.797,00 do governo do Estado. “Foi uma grata surpresa esse valor, pois estamos com várias demandas abertas no hospital”, destaca Clair.
LEIA TAMBÉM: Parte do novo centro cirúrgico entra em operação no Hospital Vera Cruz
Publicidade