Categories: Regional

Hospital busca recursos para ampliar prédio em Candelária

Uma nova tentativa de tornar Candelária referência em saúde no Vale do Rio Pardo está em andamento. Um projeto elaborado em 2014, descartado pela Secretaria Estadual da Saúde por falta de recursos, foi levado ao Ministério da Saúde há alguns dias. A ideia é obter verbas diretamente do governo federal e implantar a excelência em especialidades como urologia e proctologia – áreas deficientes na região.

O projeto, denominado Plano Diretor de Crescimento Sistêmico da Sociedade Beneficente Hospital Candelária, prevê uma ampliação do prédio atual. Com esse aumento, haverá a criação de 80 leitos comuns, dez de UTI, cinco salas de cirurgia e 12 leitos de recuperação. Assim, o número de leitos passaria de 105 para 180, o que pode causar um grande impacto regional.

Segundo o diretor do Hospital Candelária, Aristides Feistler, o projeto foi elaborado por uma empresa especializada em arquitetura hospitalar. “Pensamos na instituição no futuro, daqui a 20 anos”, disse, lembrando que a criação de leitos de UTI é uma prioridade na região. Para Feistler, é importante investir no Hospital Candelária, pois é bem centralizado dentro da região.

Publicidade

A ampliação também vai possibilitar a implantação da linha de cuidado. Isso significa que o paciente poderá ter diagnóstico, tratamento cirúrgico – se necessário – e recuperação no mesmo lugar. “A linha de cuidado prevê início, meio e fim do tratamento”, explicou. Ressaltou ainda que o projeto é audacioso, de maneira que vai impactar positivamente a região. “Vai desafogar outras estruturas regionais.”

Prefeituras apoiam a iniciativa

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) estão apoiando o Plano Diretor de Crescimento Sistêmico da Sociedade Beneficente Hospital Candelária. De acordo com a entidade, a implantação dos serviços de urologia e proctologia pode minimizar gargalos nessas especialidades. Além disso, a Amvarp frisa que para continuar atendendo com qualidade outras áreas nas quais o Hospital Candelária já é referência, como saúde mental e oftalmologia, é importante a ampliação do espaço físico.

Publicidade

Saiba mais

O Plano Diretor de Crescimento Sistêmico da Sociedade Beneficente Hospital Candelária prevê a construção de um prédio acoplado ao atual. Serão cinco pavimentos: no térreo ficará a portaria e os setores de exames e atendimento clínico; no segundo andar ficará o centro cirúrgico; no terceiro pavimento vai ser criada a UTI; no quarto e quinto andares serão criados leitos.

Com a nova estrutura, o Hospital Candelária vai ocupar um espaço na esquina das ruas Marechal Deodoro e 25 de Agosto, passando de 4,7 mil metros quadrados para 7 mil metros quadrados. O custo da obra está orçado em R$ 30 milhões e a execução deve durar um ano, a partir da contratação da empresa. 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.