Todas as gestantes de Sinimbu que quiserem ter seus filhos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão encaminhadas, a partir de 1º de junho, ao Hospital Santa Cruz. A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar trabalha na orientação das futuras mães sobre a mudança, pois o Hospital Beneficente Sinimbu deixará de fazer os atendimentos, conforme resolução do governo do Estado.
A secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, explica que os agentes comunitários já estão visitando as localidades para esclarecer e orientar a comunidade. Da mesma forma, uma reunião será realizada nesta terça-feira, às 11 horas, para as gestantes, com o intuito de esclarecer sobre a resolução. De acordo com a medida, os partos devem ser realizados em locais com estrutura e maior número de nascimentos, com a média de 365 anuais ou mais.
Os hospitais que continuarão atendendo pelo SUS também devem ter uma equipe presencial 24 horas por dia e não apenas em horários de sobreaviso. Elas devem ser compostas por médico obstetra, pediatra, anestesista e enfermeiro. Sinara explica que com a medida, todas as gestantes de Sinimbu podem se dirigir diretamente ao Hospital Santa Cruz. “A partir do dia 1º, assim que a gestante sentir as dores do parto, o familiar poderá conduzi-la para Santa Cruz do Sul. Não será necessário passar por triagem em Sinimbu ou pegar requisição. Em casos mais urgentes ou específicos, a Secretaria de Saúde também auxiliará com o transporte, como já vinha acontecendo”, detalha.
Publicidade
A secretária avalia a medida como positiva, com base na avaliação do grupo técnico que elaborou a resolução. “A equipe técnica do Estado diz que com essa medida serão evitadas mortes de recém-nascidos. Levando em consideração essa perspectiva, a rede de atenção aos nascimentos tende a melhorar para as gestantes, pois o parto será realizado em local com maior estrutura e com uma equipe presencial completa, mais especializada”, afirma.
Referências
A partir de junho, o Hospital Santa Cruz receberá todas as gestantes de Sinimbu, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. As de Candelária, Herveiras, Vale do Sol e Gramado Xavier serão encaminhadas para o Hospital de Candelária. Em Rio Pardo, o Hospital Regional irá atender, além das gestantes do município, as mulheres de Pantano Grande. Já o Hospital de Venâncio Aires prestará o serviço para Mato Leitão, Vale Verde, Passo do Sobrado e Venâncio Aires.
Publicidade
This website uses cookies.