O Hospital Ana Nery (HAN), de Santa Cruz do Sul, disponibilizou aos pacientes e seus acompanhantes uma pequena biblioteca hospitalar, favorecendo um ambiente mais humanizado e acolhedor. Assim, contribuindo para o bem-estar e saúde mental de quem precisa passar por uma internação, já que a leitura mantém a mente em atividade.
LEIA TAMBÉM: As aventuras de um santa-cruzense pela Patagônia a bordo de uma motocicleta
Estudos indicam que manter uma biblioteca em ambiente hospitalar pode auxiliar os pacientes, pois é terapêutico e serve como distração, além de contribuir no aspecto cultural.
Publicidade
O período de internação em um hospital, seja ele curto ou longo, não é fácil para o paciente nem para sua família. Isso motivou o Comitê Consultivo de Pacientes e Familiares do Ana Nery a organizar a biblioteca Remédio Literário. “Os pacientes e seus familiares muitas vezes relatam o quanto é ocioso o período de internação. Isso nos motivou a pensar na biblioteca, pois uma boa leitura, além de ser uma distração, pode fazer com que a pessoa esqueça por alguns momentos da sua doença”, explica a biomédica Cássia Pacheco, que integra o Comitê.
LEIA TAMBÉM: CDL levará empresários ao Fórum Estadual do Comércio
A biblioteca será mantida com doações, e todos que quiserem contribuir podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (51) 2106 4400 ou então pelas redes sociais do HAN. Doações podem ser entregues no Laboratório Ana Nery.
Publicidade
A ideia é que o paciente ou familiar escolha um livro na biblioteca, leia enquanto estiver no hospital e, se necessário, leve para casa até terminar a leitura. “Para que sempre tenhamos exemplares à disposição, pedimos que, terminada a leitura, o livro seja devolvido para que outra pessoa possa retirá-lo”, comenta Cássia.
Organizados em uma estante, os livros encontram-se no acesso da Unidade de Internação Tipuanas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
This website uses cookies.