O mês de outubro marca a mobilização pela conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama. Por causa disso, o Hospital Ana Nery disponibiliza à comunidade cerca de 50 exames preventivos, tanto de câncer de colo de útero, quanto palpação de mama. A ação foi divulgada nas redes sociais, possibilitando o agendamento das mulheres interessadas, processo que já foi concluído, e ocorre em quatro datas, em diferentes locais. Nesta quinta-feira, 7, os exames serão realizados no Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery. No dia 15, ocorrem na UPA. Dia 21, no Posto de Coleta Central do Laboratório Ana Nery. Por fim, no dia 28, a atividade é realizada na Casa de Saúde (Hospitalzinho).
A oferta dos exames preventivos integra a programação do hospital para o Outubro Rosa, que conta também com diversas outras ações voltadas exclusivamente aos pacientes e acompanhantes presentes na instituição para consultas, exames e tratamentos. Ainda devido à pandemia, a instituição optou por não promover eventos que gerem aglomerações.
LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: histórias de superação e amor à vida
Publicidade
O Hospital Ana Nery ressalta que mantém, continuamente, o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino (PPC), criado em 2000, por meio do qual realiza um trabalho diferenciado em localidades rurais de Santa Cruz do Sul. Com ônibus adaptado para a realização de consultas e profissionais preparados, como enfermeiros e técnicos em enfermagem, a iniciativa vai ao encontro de mulheres que não costumam procurar atendimento em saúde, sobretudo preventivo.
Em suas idas às comunidades, engloba atividades como a palpação de mama e a coleta de amostras de células do colo uterino e parede vaginal das participantes para encaminhamento a exames citopatológicos, bem como desenvolve palestras educativas e rodas de conversa sobre temas relacionados ao bem-estar feminino.
Os resultados dos testes são posteriormente repassados à Secretaria Municipal da Saúde, que dá o devido andamento aos casos que necessitam de tratamento, a maioria no próprio Hospital Ana Nery. Desde o início deste trabalho, o PPC já atendeu milhares de mulheres. No seu primeiro ano de existência, 48% das atingidas pela iniciativa nunca haviam realizado o citopatológico ou examinado as mamas. No ano seguinte, esse índice já caiu para 18%. Paralelamente, observa-se a diminuição significativa de casos graves nas comunidades abrangidas, sendo que, na maioria das vezes, o tratamento é curativo, com um bom prognóstico.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: diagnóstico precoce é fundamental para superar o câncer
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade