Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Hospital Ana Nery inaugura novo serviço de cardiologia

Inauguração contou com a presença de médicos, autoridades e diretoria da instituição

O mês de dezembro começou com uma novidade no Hospital Ana Nery, com a inauguração, na última segunda-feira, da Angiocardio Hospital Ana Nery – Diagnóstico Cardiológico e Vascular. O serviço tem a parceria entre o estabelecimento de saúde e a Angiocardio, que atua desde 2009 na área cardiovascular.

O cardiologista da Angiocardio, Cassiano Nardi, explica que as doenças cardiovasculares atingem um número cada vez maior de pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estas enfermidades são apontadas como a principal causa de morte no mundo.

Em conjunto com hábitos saudáveis – boa alimentação, prática regular de exercícios físicos e redução no consumo de álcool e tabagismo –, a realização de exames preventivos regularmente é fundamental para que se identifique as doenças cardiovasculares a tempo de tratá-las. “Por meio desta parceria firmada com o Ana Nery, investimos na estruturação do serviço de cardiologia, buscando qualificar o atendimento oferecido aos pacientes e o acesso aos principais exames cardiovasculares”, destaca o cardiologista Edson Gassen.

Publicidade

Serviço de medicina bárica disponível a partir de março
Com o objetivo de aprimorar o atendimento de pacientes com doenças crônicas. o Hospital Ana Nery adquiriu duas câmaras hiperbáricas, do modelo Monoplace Ecobar 800 – Plus, da Oxy, que utiliza oxigênio 100% puro para restaurar tecidos agredidos por queimaduras, infecções ou traumas. Segundo o diretor executivo da instituição, Gilberto Antonio Gobbi, o investimento chegou a aproximadamente R$ 600 mil na aquisição dos aparelhos, reforma da sala e compra de materiais.

Apesar de ter sido regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 1995 e sendo indicada para diversas patologias, a Medicina Hiperbárica é ainda pouco difundida e encontrada em hospitais. “Este é mais um diferencial do Hospital Ana Nery”, destaca Gobbi.

A câmara hiperbárica tem como função aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio. O tratamento utiliza uma câmara muito semelhante às de bronzeamento artificial, na qual o paciente permanece deitado por um período definido pelo médico especialista, inalando oxigênio puro, que chega aos tecidos do corpo humano por meio da corrente sanguínea. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida desses pacientes, diminuir as sequelas e reduzir o número de lesões por meio da oxigenação adequada dos tecidos”, destaca Juliana Matiello, médica radio-oncologista do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery. “A medicina bárica é altamente eficaz para pacientes com úlceras de pressão, cicatrizações tardias e alterações da irradiação, por exemplo”, complementa.

Publicidade

Com previsão de que entrem em funcionamento em março do próximo ano, as câmaras hiperbáricas serão instaladas junto ao Centro de Oncologia Integrado do Ana Nery e, inicialmente, estarão disponíveis para pacientes particulares ou que utilizem algum convênio.

Investimento
Foram gastos R$ 500 mil na aquisição de equipamentos e materiais e na estruturação do espaço para a Angiocardio Ana Nery. A estrutura, localizada junto ao hospital, contempla a realização de exames diversos, como ecocardiografia adulto e pediátrico, ecocardiografia fetal (gestantes), ecocardiografia com doppler vascular colorido arterial e venoso, ecocardiografia com stress farmacológico, ecocardiografia transesofágica, eletrocardiograma de repouso, teste ergométrico, holter 24 horas e Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa). Agendamentos pelo telefone (51) 2106 4477.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.