O Hospital Ana Nery segue integrando a lista de hospitais que apresentaram alta adesão às práticas de segurança segundo a Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O relatório aponta que a instituição teve 95% de adesão aos protocolos em 2023, conquistando conformidade alta nos indicadores de estrutura e processo avaliados. A meta do país é 75% de conformidade.
Os protocolos de segurança do paciente foram implantados no Brasil em 2013 e, desde 2016, a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é realizada. O último ciclo de autoavaliação contou com a participação de quase 1.500 hospitais do país, todos com leitos de UTI ou CTI, alvo das avaliações. A avaliação foi importante para diagnosticar as práticas realizadas pelos serviços de saúde com unidade de terapia intensiva, e, a partir das informações coletadas, propor ações, como forma de melhorar a segurança dos pacientes e prevenir riscos.
LEIA TAMBÉM: União anuncia liberação de repasse milionário ao Hospital Ana Nery
Publicidade
Dentre os critérios avaliados estava o plano de segurança do paciente, núcleo de segurança do paciente, protocolo de prevenção de quedas, protocolo de prática de higiene das mãos, protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e adesão à lista de verificação da segurança cirúrgica.
O formulário era composto por 21 questões, referentes à estrutura do serviço e sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente, totalizando 15 critérios, baseados nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela resolução RDC 36/2013. Além do preenchimento da autoavaliação, anualmente a Anvisa sorteia instituições que são auditadas para verificação das informações fornecidas.
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery termina 2023 otimista e projeta novo centro oncológico em 2024
Publicidade
Em 2023, após envio do formulário, o Ana Nery recebeu a visita dos auditores da Secretaria Estadual de Saúde, que comprovaram a veracidade das informações e validaram a pontuação obtida. Segundo a Enfermeira Suzeline Ferreira, integrante do Núcleo de Segurança do Paciente do HAN, o objetivo é melhorar ainda mais a qualidade da assistência prestada na instituição.
“Esse resultado crescente é reflexo do empenho de todos. Para que possamos atender os protocolos é necessário o trabalho conjunto de toda a equipe multiprofissional”, finaliza. Para o superintendente do hospital, Gilberto Antonio Gobbi, este resultado ajuda a reforçar, ainda mais, a adesão às práticas de segurança do paciente.
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery utiliza nova técnica para tratar o crescimento benigno da próstata
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙